Rendimento bruto atinge média de 11.727 euros na Madeira

O valor diz respeito aos sujeitos passivos. Por agregado fiscal o valor mediano fica em 11.600 euros.

A média do rendimento bruto declarado, deduzido do IRS liquidado, por sujeito passivo, atingiu os 11.727 euros. Por agregado fiscal o valor mediano foi de 11.600 euros, indicam os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

O rendimento bruto total que foi declarado pelos agregados fiscais, deduzido do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) liquidado atingiu os 1,8 mil milhões de euros, em 2019, na Madeira, mais 6,7%, face ao ano anterior. O valor mediano ficou em 11.600 euros, quando a nível nacional o valor fixou-se em 11.934 euros, diz a DREM.

Os dados da DREM indicam que a média do rendimento bruto declarado deduzido do IRS liquidado por sujeito passivo atingiu os 11.727 euros, mais 4,9%, face ao período homólogo, e a mediana ficou em 9.527 euros, mais 4,7%. A nível nacional a média ficou em 11.899 euros, mais 3,7% face ao ano passado, e a mediana fixou-se em 9.539 euros, mais 4,5% comparado com o ano anterior.

Em 2019 existiam na região autónoma 116.044 agregados fiscais e 160.111 sujeitos passivos, uma subida de 2,6% e de 1,8% face ao ano anterior.

A Madeira é a segunda região do país com a mediana mais elevada, com 9.527 euros, ficando atrás da Área Metropolitana de Lisboa (11.283 euros). O Norte foi a região com a mediana mais baixa (8.893 euros).

O quociente entre o rendimento total dos 20% com maiores rendimentos e o rendimento auferido pelos 20% com menores rendimentos, é três vezes superior na Madeira, enquanto que a média nacional foi de 2,8.

O coeficiente de Gini, um indicador que mede a desigualdade na distribuição do rendimento, fixou-se em 36,6%, para os sujeitos passivos, na Madeira, uma descida de 0,3% face ao período homólogo. Esse valor fica em 36,5% para o total do país. O Alentejo é a região com o valor mais baixo (33%) e os Açores o valor mais elevado (38,1%).

Recomendadas

Reputação!

Num mundo que todos dizem pretender agregar, ainda que alguns o façam pela lei da força, a Union Jack apostou no afastamento! Se o Reino Unido fosse submetido a uma página de feedback do Amazon ou do Aliexpress, receberia 1 estrela, por engano ao cliente e principalmente por mentira “in House”.

Funchal: PAN critica “tiques de absolutismo” de PSD e CDS-PP

O partido diz que o Orçamento Municipal do Funchal, que foi aprovado na Assembleia Municipal, permite concluir que estamos perante uma vereação “sem rasgo, sem ideias, conduzida por um presidente de Câmara, Pedro Calado, cuja capacidade de resolução de problemas já é considerada, por um número crescente e cada vez maior de habitantes do Funchal, como uma desilusão”.

Madeira lança campanha para promover literacia na saúde

Entre os temas abordados estarão: a alimentação saudável, a promoção da atividade física, a prevenção de acidentes em diferentes idades e contextos, a saúde mental ao longo da vida, a prevenção de consumos de substâncias psicoativas, a prevenção de consumos de álcool e tabaco, o sono e o repouso recomendados e o uso adequado da medicação.
Comentários