[weglot_switcher]

Renováveis produziram mais eletricidade do que o carvão na Europa em 2017

É a primeira vez que acontece: a geração de eletricidade a partir de energias renováveis (eólica, solar, biomassa) suplantou a geração a partir de carvão, durante o ano de 2017, na Europa. Há apenas cinco anos o carvão produzia o dobro comparativamente às renováveis.
1 Fevereiro 2018, 07h15

A quantidade de energia gerada pelo setor das energias renováveis superou pela primeira vez o fornecimento proveniente de fontes de carvão, durante o ano de 2017, em toda a Europa, de acordo com uma análise aos dados oficiais realizada pelo Sandbag (um “think tank” dedicado às alterações climáticas e baseado em Londres e Bruxelas).

O estudo do Sandberg revela que a geração de eletricidade a partir de energias renováveis (eólica, solar e biomassa) forneceu 679 terawatt-hora [TWh] no total, enquanto o carvão produziu 669 TWh. Importa salientar que, há cinco anos, a geração a partir do carvão era o dobro da geração a partir de energias renováveis.

Neste contexto, a revista “New Scientist” salienta que “enquanto a Holanda, Itália e Portugal tomaram decisões em 2017 no sentido de eliminarem a geração a partir do carvão, esse combustível fóssil ainda tem muitos defensores na Europa. A Espanha aumentou ligeiramente o consumo de carvão e muitos países da Europa de Leste não planeiam elimininar essa produção”, sobretudo a Polónia e a República Checa, os mais dependentes do carvão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.