[weglot_switcher]

Representantes dos credores regressam hoje à Grécia

Representantes dos credores da Grécia regressam a Atenas para terminar a avaliação das reformas aplicadas por Atenas, um requisito para que a assistência financeira ao país continue. 
24 Abril 2017, 19h16

Segundo informa a agência Lusa, “As conversações (com o Governo grego) devem recomeçar na terça-feira e durar vários dias”, disse Margaritis Schinas, o porta-voz do executivo europeu, em declarações aos jornalistas.

Os chefes de missão da Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Mecanismo Europeu de Estabilidade e o Governo grego têm como base de trabalho o acordo alcançado a 7 de abril durante uma reunião de ministros das Finanças do Eurogrupo, em Malta.

Na ocasião, Atenas teve de se comprometer com novas medidas económicas para 2019 e 2020 para que os credores aceitem um novo pagamento do empréstimo concedido à Grécia, em julho de 2015. Quando receber essa fatia do empréstimo, Atenas terá de fazer reembolsos aos credores no valor de mais de sete mil milhões de euros, em julho.

A Comissão Europeia teve hoje também acesso aos valores do excedente orçamental primário (sem os encargos da dívida) alcançado pela Grécia, em 2016. Segundo dados divulgados pelo Gabinete Europeu de Estatísticas, Eurostat, o excedente atingiu 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB), ligeiramente acima do que tinha sido anunciado pela Grécia na sexta-feira, que era de 3,9%.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.