[weglot_switcher]

Repsol quer reduzir petróleo a metade e duplicar aposta nas renováveis

A petrolífera espanhol prevê produzir metade dos hidrocarbonetos, duplicar as renováveis ​​(40 a 55 GW) e atingir cerca de 10 a 15 GW de hidrogénio verde até 2050.
24 Maio 2023, 09h43

A Repsol quer torna-se numa empresa de emissões zero. Para alcançar essa meta, a petrolífera espanhola prepara-se para fazer uma grande mudança estratégia até 2050, escreve o “El Economista” esta quarta-feira.

A empresa prevê produzir metade dos hidrocarbonetos, duplicar as renováveis ​​(40 a 55 GW) e atingir cerca de 10 a 15 GW de hidrogénio verde, de acordo com o jornal.

A redução da produção de petróleo e gás terá início em 2030, pois, atualmente, a estratégia está focada na otimização do portefólio, dando prioridade a poços que já estão a ser explorados, bem como a projetos de exploração de petróleo a preços mais baixos e também com menor impacto ambiental.

De acordo com o “El Economista”, o negócio de exploração e produção deverá manter-se estável entre 600 e 630 mil barris equivalentes de petróleo até 2030 e iniciará uma redução natural no final da década devido à diminuição da procura.

No que diz respeito ao negócio industrial, a Repsol terá de se ajustar à procura e regras locais. As operações industriais da empresa, localizadas sobretudo em Espanha e Portugal, serão muito afetadas pela regulamentação relativa ao transporte, o que poderá ditar uma quebra significativa na procura por produtos petrolíferos entre 2030 e 2050, escreve ainda o jornal.

A empresa prevê que estes produtos petrolíferos serão progressivamente substituídos por eletricidade nos transportes ligeiros e parcialmente nos pesados. E por biocombustíveis nos transportes em que a eletrificação poderá ser mais difícil de implementar, como no transporte aéreo e marítimo.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.