[weglot_switcher]

Reserva Federal mantém taxa de juro e programa de compra de ativos inalterados

A incerteza que rodeia as eleições presidenciais e a ausência de um novo pacote de estímulos orçamentais, que Jerome Powell tem dito ser urgente, são fatores que terão levado o banco central a adiar qualquer mexidas nas taxas ou nos estímulos.
  • REUTERS/Kevin Lamarque
5 Novembro 2020, 19h00

A Reserva Federal (Fed) manteve esta quinta-feira inalterada a taxa de juro diretora no intervalo entre 0% e 0,25%. A decisão, que era esperada pelos analistas , foi divulgada por comunicado depois da reunião de dois dias do Federal Open Market Committee (FOMC).

A reunião de dois dias foi adiada devido às eleições de 3 de novembro. Segundo os analistas, a incerteza em relação ao vencedor e a ausência de um acordo entre os democratas e os republicanos para um novo pacote de estimulos orçamentais para apoiar as empresas e os desempregados são dois fatores que deverão ter levado o FOMC deixar inalterada a política monetária.

A 3 de março, a instituição liderada por Jerome Powell cortou a federal funds rate em 50 pontos base (p.b.) para 1%-1,25%, e depois em mais 100 p.b. a 15 de março, explicando que espera manter este intervalo alvo até estar confiante que a economia já ultrapassou os impactos causados pela Covid-19.

Desde essa altura, a Fed anunciou o lançamento de diversos estímulos monetários, com destaque para um programa de compra de ativos sem limite de valor ou tempo e que inclui um leque alargado de securities. Também lançou fundos para as empresas e as famílias, mais operações repo, cooperação internacional e deu apoio aos enormes estímulos orçamentais criados pela administração Trump.

Nas últimas semanas Jerome Powell tem sublinhado a necessidade de estímulos orçamentais, dizendo que a recuperação da maior economia do mundo está ainda em curso e que os riscos relacionados com a intervenção na economia são assimétricos: é mais arriscado neste momento agir de menos do que agir demasiado.

[Em atualização]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.