[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: a OPA hostil de 43 mil milhões que Elon Musk lançou pelo Twitter

“Fiz uma oferta”, tweetou simplesmente o empresário norte-americano sobre a operação anunciada esta quinta-feira. O histórico de um mês de abril pouco aborrecido para os administradores da rede social.
14 Abril 2022, 18h15

I made an offer” (“Eu fiz uma oferta”). Esta foi a frase escolhida por Elon Musk para anunciar esta quinta-feira no Twitter que pretende comprar… o Twitter. À mesma hora, por volta das 6h30 em Nova Iorque (mais 5h em Lisboa), a rede social confirmava que havia recebido uma proposta “não solicitada e não vinculativa” do dono da Tesla para adquirir todas as ações da empresa. Que OPA é esta?

Que oferta fez Elon Musk ao Twitter?

O empresário norte-americano lançou uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) hostil que abrange a totalidade das ações ordinárias em circulação da empresa por 54,20 dólares por título em dinheiro. Falamos, então, de 43 mil milhões de dólares (cerca de 40 mil milhões de euros). Logo, a oferta do patrão da Tesla é relativamente superior ao atual valor de mercado da tecnológica, que se encontra nos 36,7 mil milhões de dólares (33,7 mil milhões de euros).

O Morgan Stanley foi o banco escolhido por Elon Musk como assessor financeiro. “O Twitter tem um potencial extraordinário. Vou desbloqueá-lo”, escreveu o bilionário numa carta enviada aos gestores da rede social.

Por que é hostil?

A OPA em causa é hostil porque, como o Twitter garantiu, não foi pedida. Considera-se OPA hostil nestes casos ou quando o conselho da administração da empresa-alvo não tinha conhecimento prévio sobre a mesma ou até quando não é bem recebida pelos administradores. Comumente, as ofertas hostis são lançadas por concorrentes, o que não se verifica neste caso. No entanto, como grande parte dos utilizadores saberão, Elon Musk é um fã assumido do Twitter, tendo até causado constrangimentos à sua empresa pelas publicações que fazia. A sua utilização do Twitter é muitas vezes comparada à do antigo presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

O que pretende fazer depois da OPA?

Tirar o Twitter de Wall Street, mais precisamente do índice tecnológico Nasdaq. “Acredito que a empresa deve ser privada (…). Depois de pensar nisto nos últimos dias, decidi que quero adquirir a empresa e tirá-la da bolsa”, explicou ainda Elon Musk, na mesma missiva.

Como reagiram os investidores?

Bem, a julgar pelas subidas na bolsa de Nova Iorque. Já no pré-mercado as ações do Twitter estavam a valorizar e, assim que tocou o sino, ganharam mais de 2% para 46,89 dólares. Às 18h00 (hora de Lisboa), a três horas de fecharem as negociações do outro lado do Atlântico, os títulos avançavam 2,29% para 46,90 dólares.

Há algum significado no valor oferecido pelo fundador da SpaceX?

A agência financeira “Bloomberg” considera que sim. É que o preço da oferta (54,20 dólares) inclui o número 420, que é uma referência numérica à canábis, na cultura popular. O dia 20 de abril, que se aproxima, por vezes é até caracterizado como o “Weed Day” ou “Pot Day” (“Dia da Erva” ou “Dia da Canábis”), por ser no mês quatro e o dia 20 (4/20, nos Estados Unidos). Já em 2018, Elon Musk escolheu o valor 420 dólares como o preço das ações para eventualmente retirar a Tesla de bolsa.

O CEO da Tesla é acionista e administrador do Twitter?

Não. Elon Musk é apenas acionista, com uma participação de 9% desde o início deste mês de abril, de acordo com os dados do regulador dos mercados norte-americano (SEC – Securities and Exchange Commission). A compra desta posição abrangeu 73.486.938 ações, num total de vale 2,89 mil milhões de dólares (cerca de 2,63 mil milhões de euros).

Inicialmente, Elon Musk disse que também se ia juntar à direção do Twitter, o que levou o CEO e chairman, Parag Agrawal, a comunicar as mudanças no conselho de administração. Em menos de uma semana o anúncio caiu em saco roto e foi o próprio Parag Agrawal que deu a cara para a reformular a mudança de decisão de Elon Musk. “A nomeação de Elon para a direção devia ser oficialmente efetiva a 9 de abril, mas Elon partilhou nessa mesma manhã que já não se juntará à direção”, escreveu o CEO na rede social que detém.

O que vai fazer a administração da empresa?

Deliberar sobre a proposta, segundo a informação veiculada ao mercado e aos meios de comunicação social. “O conselho de administração do Twitter analisará cuidadosamente a proposta para determinar o curso de ação que acredita ser do melhor interesse para a empresa e para todos os acionistas do Twitter”, referiu o board, em comunicado.

O Twitter está a ter resultados líquidos positivos?

Não. Depois de um 2020 com perdas de 1,13 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros), voltou a registar prejuízos de 221 milhões de dólares (204 milhões de euros) no ano passado. No quarto trimestre, o Twitter teve um lucro de 182 milhões de dólares (160 milhões de euros) no quarto trimestre, menos 18% do que em igual período do ano anterior.

Ainda assim, as receitas da empresa norte-americana aumentaram 22%, em termos homólogos, para 1,57 mil milhões de dólares (cerca de 1,37 mil milhões de euros). Já os utilizadores ativos diários, ao contrário do que sucedeu com o Facebook, cresceram para 217 milhões, apesar de também ser um valor abaixo do previsto.

O Twitter anunciou ainda um novo programa de recompra de ações no valor de 4 mil milhões de dólares, sendo que metade do montante será investida na recompra acelerada de títulos por parte da empresa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.