[weglot_switcher]

Respostas Rápidas. Como é trabalhar por conta própria em Portugal?

Quantos são? Porque escolheram esse caminho? Estão satisfeitos? O Instituto Nacional de Estatística mediu o pulso à atividade, no segundo trimestre de 2017, e revela a realidade do trabalho por conta própria em Portugal.
15 Janeiro 2018, 15h50

Quantos trabalhadores por conta própria existem em Portugal?

Segundo os resultados do módulo ad hoc do Inquérito ao Emprego de 2017 sobre “O trabalho por conta própria”, do Instituto Nacional de Estatística, no final do segundo trimestre, 806,2 mil pessoas trabalhavam por conta própria em Portugal. A maior fatia (72,5%), números redondos, 584,7 mil pessoas, faziam-no de forma individual, isolada. A restante fatia (27,5%) exercia a sua atividade empregando também outras pessoas.

Que razões levam uma pessoa trabalhar por conta própria?

Apareceu uma boa oportunidade – esta foi a razão apontada por um quinto (20,7%) do total dos trabalhadores por conta própria para estar nesta situação na profissão. Depois, as razões divergem. Para as pessoas que têm outras pessoas ao seu serviço, surge, em segundo lugar, a possibilidade de dar continuidade ou de trabalhar num negócio familiar. E para os que estão isoladamente por conta própria, um ponto de partida negativo: não conseguiram um emprego por conta de outrem.

Qual é a principal dificuldade sentida no exercício do trabalho por conta própria?

A maioria (19,1%) diz não haver qualquer dificuldade, uma fatia de 15,7% cansa-se dos períodos sem trabalho e 13,8% queixam-se de atrasos nos pagamentos e de clientes que não pagam.

No concreto, 22,8% dos trabalhadores por conta própria com pessoas ao serviço queixam-se do não pagamento (ou pagamento tardio) dos clientes.

Porque razão exerce a atividade sozinho?

O trabalho é pouco. Com efeito, quase metade (41,6%) num universo de 584,7 mil trabalhadores por conta própria sem pessoas ao serviço, aponta como razão principal para esta opção não haver trabalho suficiente. Em segundo e terceiro lugares, mas bem distanciados do primeiro, surgem a vontade de trabalhar sozinho e os elevados encargos com os trabalhadores.

Tem parceiros de negócios?

Quase metade (45,7%) do total dos trabalhadores por conta própria diz não ter sócios nem estar inserido em qualquer rede profissional.

No grupo mais pequeno dos trabalhadores por conta própria com pessoas ao serviço, a percentagem dos que trabalham com sócios é de 34,7%.

Tenciona contratar?

A maior parte dos trabalhadores por conta própria não prevê empregar pessoal nem recorrer a subcontratações (57,5%). Esta percentagem é um pouco maior entre os trabalhadores isolados, quando comparada com a dos empregadores.

Mudaria a sua situação profissional?

Não. Quase três quartos (72,1%) da população empregada indicou não querer mudar de situação na profissão.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.