Respostas Rápidas. IVAucher entra hoje em vigor: Como beneficiar?

Arranca esta sexta-feira a terceira fase do programa IVAucher, durante a qual os contribuintes podem beneficiar de um desconto de 50% nas compras nos setores da restauração, hotelaria e cultura.

IVaucher

O que é o IVAucher?
Aprovado no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), o IVAucher teve como objetivo incentivar o consumo nos setores mais afetados pela pandemia, permitindo aos contribuintes acumular o IVA pago em restaurantes, hotéis e atividades culturais durante os meses de junho, julho e agosto. Após a segunda fase de apuramento do saldo, arranca esta sexta-feira a terceira fase do programa – a de utilização do benefício.

Como podem os contribuintes usufruir deste benefício?
Qualquer contribuinte pode agora beneficiar deste saldo, bastando aderir ao programa no site IVAucher.pt. Para isso terá de registar o seu NIF, nome, email e número de telemóvel. Também o pode fazer na rede de clientes Saltpay com serviço de pagamentos e carregamentos PAGAQUI, disponível em https://redeagentes.pagaqui.pt/

Existe data limite para a adesão?
Não, os contribuintes podem aderir ao programa até ao último dia do mesmo i.e., até ao dia 28 de dezembro.

Até quando posso utilizar o saldo IVAucher?
A fase de utilização arranca esta sexta-feira, dia 1 de outubro, e termina no dia 31 de dezembro.

Em que setores posso descontar o saldo IVAucher? 
Este saldo pode ser descontado em qualquer um dos três setores da restauração, hotelaria e cultura, desde que o estabelecimento ou plataforma tenha aderido ao programa.

Como é que posso descontar o saldo IVAucher?
A utilização do benefício é automática pelo que não precisa de indicar ao comerciante que quer descontar o saldo, bastando indicar o seu NIF. O NIF associado ao cartão bancário com o qual faz o pagamento – e do qual deve ser titular – será assim suficiente. O consumidor paga 100% do valor da compra e no prazo máximo de dois dias úteis, o banco devolve os 50% da despesa, até esgotar o plafond do saldo.

Se tiver cartões bancários de várias instituições aderentes em que conta vou receber o reembolso?
O reembolso é realizado na conta bancária associada ao cartão utilizado para o pagamento.

Quais as instituições bancárias que aderiram ao programa?
Até ao momento aderiram ao programa a Caixa Geral de Depósitos; Novo Banco; Novo Banco Açores; Banco Best; Millennium BCP; Activo Bank; Banco Santander Totta; BPI; Banco Montepio; BBVA; Bankinter, S.A. – Sucursal em Portugal: Bankinter Consumer Finance, E.F.C., S.A – Sucursal em Portugal; Caixa de Crédito Agrícola; Unicre; Banco CTT; Universo, IME, S.A; e Banco Atlântico Europa.

Outra pessoa pode usar o meu saldo?
Não, o saldo do IVAucher é intransmissível.

Como posso saber os comerciantes que aderiram ao programa?
Os comerciantes que aderiram ao programa receberam o ‘Selo IVAucher’, para afixar nos estabelecimentos. Esta lista está em constante atualização, uma vez que os comerciantes não têm prazo para aderir ao programa. Aos estabelecimentos físicos juntam-se a plataforma UberEats, Ticketline e Blueticket.

O que acontece caso não utilize a totalidade do saldo?
O montante de saldo não utilizado é considerado pelas Finanças para efeitos da dedução à coleta.

Se tiver aderido ao programa antes do dia 8 de setembro, tenho que voltar a aceitar os termos de adesão?
Sim, será necessário voltar a dar o seu consentimento, uma vez que o programa sofreu alterações. Neste sentido, deverá aceder novamente à conta IVAucher em que será apresentada uma nova página de termos e condições.

Posso cancelar a minha adesão ao programa?
Pode, mas a partir do momento em que o faz não será possível voltar a aderir ou reativar a conta.

Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta terça-feira

“Salário mínimo vai perder poder de compra pela primeira vez desde 2013”; “Famílias com prazo-limite para tratar das partilhas de terrenos”; “Seleção procura lugar na final four antes do anúncio dos convocados para o Mundial”

Marcelo “pessimista” teme efeitos de “discurso muito dramático” do BCE

Perante uma plateia de empresários portugueses em São Francisco, na noite de segunda-feira na Califórnia, hoje de madrugada em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu, porém, também ele “uma análise pessimista” da conjuntura económica portuguesa nos próximos tempos, “por causa do mundo”.

Admitidas 13 candidaturas ao concurso público internacional do SIRESP

Para a SIRESP SA, o “número significativo de candidatos qualificados é demonstrativo de que se encontram asseguradas condições de concorrência adequadas entre os potenciais interessados do setor de mercado relevante e de que o concurso poderá vir a consubstanciar-se numa mais-valia económica e tecnológica para o interesse público, que o Estado visa prosseguir com a aquisição desses serviços”.
Comentários