[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: O que liga Vieira da Silva ao caso Raríssimas

A polémica em torno do caso da associação Raríssimas continua a arrastar-se, com o ministro Vieira da Silva no centro das atenções.
14 Dezembro 2017, 13h47

Qual a ligação do ministro José Vieira da Silva à associação Raríssimas?

O actual ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, foi, entre 2013 e 2015, vice-presidente da Assembleia Geral da Raríssimas.

Vieira da Silva sabia das irregularidades na associação?

O ministro diz que está de “consciência tranquila” e que não lhe foi “apresentado nenhum problema” nas contas da Raríssimas. Mas segundo a TVI, Vieira da Silva recebeu em outubro uma carta de Jorge Nunes, ex-tesoureiro da Raríssimas, em que pedia a sua intervenção a propósito das irregularidades que detetara nas contas da associação.

Esse pedido foi atendido?

Após a reportagem da TVI que revelou publicamente o caso, o Ministério da Segurança Social prometeu “avaliar” os factos relatados e agir “em conformidade”. Mas as cartas que Jorge Nunes enviou ao Instituto de Segurança Social, em agosto e setembro, pedindo uma inspecção à Raríssimas, não obtiveram resposta, tal como a que enviou a Vieira da Silva.

Vieira da Silva teve algum envolvimento nas irregularidades nas contas da Raríssimas?

Segundo a TVI, o ministro, enquanto vice-presidente da assembleia geral da Raríssimas, participou nas reuniões de aprovação de contas da IPSS, e chegou a dar o aval à criação de uma fundação paralela à Raríssimas, em 2014, com um montante inicial.

Vieira da Silva teria ainda conhecimento de que Paula Brito e Costa apresentava a Raríssimas como fundação, quando na verdade não o era.

O ministro apadrinhou ainda uma parceria entre a Raríssimas e uma congénere sueca, a Agenska,  que visitou, juntamente Paula Brito e Costa, numa viagem a Gotemburgo. A mulher de Vieira da Silva, Sónia Fertuzinhos, já visitara a mesma instituição em setembro de 2016.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.