[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: O que precisa saber sobre os novos horários da Autoeuropa

A administração da Autoeuropa anunciou esta terça-feira que vai avançar unilateralmente com um novo horário de produção. Saiba o quais os contornos desta medida.
12 Dezembro 2017, 11h27

Qual a proposta de trabalho apresentada pela Autoeuropa?

A administração da Autoeuropa quer implementar a produção por 17 turnos semanais, “que cumpre com a lei e garante a produção aos sábados a dois turnos”, indica a empresa, num comunicado enviado aos trabalhadores.

Os novos horários prevêem que cada trabalhador tenha quatro fins de semana completos e mais um período de dois dias consecutivos de folga a cada dois meses.

A Autoeuropa compromete-se em pagar os sábados a duplicar, tal como reivindicavam os trabalhadores. Além disso, estes poderão beneficiar de um acréscimo de mais 25%, caso os objetivos de produção trimestrais sejam superados.

 

Porque é que a medida é unilateral?

Depois de tentativas falhadas de chegar a acordo com os trabalhadores, esta foi a medida encontrada pela administração da empresa para assegurar o programa de produção para o próximo ano, incluindo o novo modelo T-Roc. O impasse causado pela rejeição de um primeiro pré-acordo sobre os novos horários tem vindo a arrastar-se desde julho.

O último pré-acordo, negociado entre a Comissão de Trabalhadores e a administração da fábrica de Palmela, que previa a laboração contínua em 17 turnos de trabalho, com rotação semanal, foi rejeitado por 63% dos trabalhadores no referendo realizado no passado dia 29 de novembro.

A Autoeuropa sublinha que foram “expressas muitas opiniões diferentes nas várias reuniões” com a Comissão de Trabalhadores, mas entende que “a maioria dos colaboradores está comprometida com o cumprimento do programa de produção do próximo ano” e, por isso, quer avançar rapidamente com a medida.

 

Quando é que a medida vai arrancar?

O novo horário deve entrar em vigor “em finais de janeiro”, segundo o comunicado da empresa distribuído esta manhã pelos trabalhadores. A Autoeuropa indica que o acordo deve vigorar até ao mês de agosto, sendo depois discutido com a Comissão de Trabalhadores para nova negociação, após esse período de tempo.

 

Como estão a reagir aos trabalhadores? 

Embora a medida venha atender a algumas das reivindicações dos trabalhadores, como o pagamento a duplicar do trabalho aos fins de semana, os trabalhadores da fábrica de Palmela mostraram algum ressentimento, tendo em conta que a empresa quer avançar a todo o custo com a medida e não terá chegado a qualquer acordo com a Comissão de Trabalhadores.

O SITE, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, e a administração da Autoeuropa vão reunir-se para discutir a decisão da empresa em avançar com estes horários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.