Respostas Rápidas: O que se sabe sobre a mudança na secretaria de Estado da Saúde

Sai Manuel Delgado, entra Rosa Zorrinho. O antigo secretário de Estado da Saúde viu-se envolvido na polémica reportagem sobre a associação Raríssimas e será ainda hoje substituído.

Porque se demite o Secretário de Estado?

Segundo Augusto Santos Silva, o Ministro dos Negócios Estrangeiros que está a substituir o primeiro-ministro na sua ausência em viagem oficial ao estrangeiro, Manuel Delgado pediu a sua demissão do cargo de Secretário de Estado  “por uma questão pessoal”, que não permitia que continuasse com as condições necessárias para o exercício do seu cargo.

A “questão pessoal” em causa é o envolvimento de Manuel Delgado na polémica em torno da associação Raríssimas, e do seu nome ter sido associado ao caso de desvio de verbas oriundas de donativos para o apoio a pessoas com doenças raras para uso pessoal por parte da sua presidente, Paula Brito e Costa.

Que papel teve este governante na Raríssimas?

Entre 2013 e 2014, Manuel Delgado foi consultor da associação, período ao longo do qual terá recebido cerca de 63 mil euros.

Manuel Delgado pronunciou-se sobre o caso?

O então ainda secretário de Estado da Saúde deveria ter participado esta segunda-feira numa cerimónia de atribuição de um prémio da Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa para projectos de investigação em saúde pública e epidemiologia, onde os jornalistas presentes certamente lhe colocariam perguntas sobre o caso e seu envolvimento. No entanto, e à última hora, o governante cancelou essa sua intervenção, sem adiantar qualquer motivo.

Quem é a nova secretária de Estado?

Rosa Augusta Valente de Matos Zorrinho desempenhava actualmente o cargo de presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, onde estava desde Janeiro de 2016. Antes, foi foi administradora no Hospital do Espírito Santo, em Évora, e presidiu ao conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

 

Relacionadas

Nova secretária de Estado “não faz prever nada de bom”, lamenta Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a atual equipa que tutela o Ministério da Saúde “começa a ficar um bocado a prazo”, entendendo que a nova secretária de Estado “não faz prever nada de bom”.

Manuel Delgado pediu demissão por “uma questão pessoal”, esclarece Governo

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que Manuel Delgado pediu a demissão do cargo de secretário de Estado da Saúde devido a “uma questão pessoal”, sem esclarecer se a saída está relacionada com a sua ligação à associação Raríssimas.

Rosa Zorrinho: Quem é a nova secretaria de Estado da Saúde

Com um longo percurso ligado à saúde, Rosa Zorrinho vai substituir o demissionário Manuel Delgado.

Rosa Zorrinho substitui Manuel Delgado na secretaria de Estado da Saúde

Na sequência da demissão de Manuel Delgado da secretaria de Estado da Saúde, já aceite pelo primeiro-ministro, Rosa Zorrinho vai assumir o cargo e ainda hoje irá tomar posse.

Raríssimas: Secretário de Estado da Saúde demite-se

Jornal Público adianta na sua edição online que Manuel Delgado está de saída do Governo.
Recomendadas

Aeroporto: Marcelo saúda convergência e espera obras em marcha antes do fim do mandato

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que espera terminar o mandato, em março de 2026, “com a alegria de ver não só escolhida uma localização, não só começada a obra do aeroporto.

PR nos EUA: Marcelo chegou a San Diego onde não ia um Presidente português há 33 anos

“Há 30 anos que não vinha cá um Presidente, 33 anos, é uma conta certa, é capicua”, assinalou Marcelo Rebelo de Sousa à chega a San Diego.

PS acusa PSD de “cortejar” um partido de extrema-direita

“O PSD fez um apelo à votação num vice-presidente à Assembleia da República num partido de extrema-direita. Não podemos deixar passar em branco”, realçou João Torres, referindo-se ao apelo que o partido laranja fez em relação ao “vice” do Parlamento do Chega.
Comentários