Respostas Rápidas. O que se sabe sobre o ataque informático à Sonae MC?

A Sonae MC foi alvo de um ataque informático na madrugada desta quarta-feira. Que serviços da SONAE MC foram afetados? Os dados dos clientes ficaram comprometidos?

Quando é que o ataque aconteceu?

A Sonae MC foi alvo de um ataque informático na madrugada desta quarta-feira, de acordo com informação inicialmente avançada pela SIC Notícias.

“A MC confirma que se verificou um ataque informático nos sistemas que está a afetar algumas comunicações nos sites comerciais e alguns serviços em loja”, confirmou ao JE fonte oficial do grupo.

 

Que serviços da SONAE MC foram afetados?

Neste momento, todos os serviços online da marca Continente, entre os quais a aplicação para telemóvel e o site, estão indisponíveis, mas as lojas físicas estão abertas e mantêm-se em funcionamento.

 

Os dados dos clientes ficaram comprometidos?

O grupo ainda está a avaliar a extensão do ataque. Em declarações à “Renascença”, a advogada e especialista em Privacidade e Proteção de Dados Elsa Veloso explica que, dado que o cartão Continente está indisponível os dados dos clientes poderão estar comprometidos.

 

Que outros ataques ocorreram em Portugal recentemente?

O número de ciberataques a grandes grupos em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos meses. Em janeiro, o grupo Impresa, titular do Expresso, Sic e Opto, foi alvo de um ataque de “destruição e sabotagem massiva” e em fevereiro, a Vodafone foi igualmente alvo de um ataque informático de larga escala, bem como os laboratórios Germano de Sousa.

 

 

 

Recomendadas

Alojamento local em expansão no Douro ajuda a diversificar oferta turística

O alojamento local no Douro está em expansão e contribui para a diversificação da oferta turística neste território, existindo atualmente 714 unidades em atividade.

TAP nega acusação do sindicato dos pilotos e diz que gasta menos com alugueres face a 2018 e 2019

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) acusou, esta quarta-feira, a gestão da TAP de “desperdiçar” as receitas do verão com “milhões de erros” ao longo do ano, como a contratação externa de serviços.

PremiumTAP teme impacto do risco de recessão nas suas receitas em 2023

Companhia aérea nacional diz que a capacidade este ano está a 90% dos níveis pré-pandemia. Aumento dos custos do jetfuel já está a afetar fortemente as operações da companhia. Acordos coletivos estarão “no topo da lista de prioridades” da TAP em 2023.
Comentários