[weglot_switcher]

Respostas Rápidas. O que se sabe sobre o ataque informático à Sonae MC?

A Sonae MC foi alvo de um ataque informático na madrugada desta quarta-feira. Que serviços da SONAE MC foram afetados? Os dados dos clientes ficaram comprometidos?
30 Março 2022, 17h30

Quando é que o ataque aconteceu?

A Sonae MC foi alvo de um ataque informático na madrugada desta quarta-feira, de acordo com informação inicialmente avançada pela SIC Notícias.

“A MC confirma que se verificou um ataque informático nos sistemas que está a afetar algumas comunicações nos sites comerciais e alguns serviços em loja”, confirmou ao JE fonte oficial do grupo.

 

Que serviços da SONAE MC foram afetados?

Neste momento, todos os serviços online da marca Continente, entre os quais a aplicação para telemóvel e o site, estão indisponíveis, mas as lojas físicas estão abertas e mantêm-se em funcionamento.

 

Os dados dos clientes ficaram comprometidos?

O grupo ainda está a avaliar a extensão do ataque. Em declarações à “Renascença”, a advogada e especialista em Privacidade e Proteção de Dados Elsa Veloso explica que, dado que o cartão Continente está indisponível os dados dos clientes poderão estar comprometidos.

 

Que outros ataques ocorreram em Portugal recentemente?

O número de ciberataques a grandes grupos em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos meses. Em janeiro, o grupo Impresa, titular do Expresso, Sic e Opto, foi alvo de um ataque de “destruição e sabotagem massiva” e em fevereiro, a Vodafone foi igualmente alvo de um ataque informático de larga escala, bem como os laboratórios Germano de Sousa.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.