[weglot_switcher]

Respostas rápidas: O que se sabe sobre o vírus ‘Monkeypox’?

Fique a conhecer um pouco melhor o vírus que se tem espalhado pela Europa e que em Portugal já conta com 14 casos.
19 Maio 2022, 10h14

Aos poucos, a varíola dos macacos, também conhecida como ‘Monkeypox’, soma casos um pouco por toda a Europa tendo já alcançado o Reino Unido, Portugal, Espanha e os EUA. Fique a conhecer um pouco mais sobre este novo vírus.

Onde foi pela primeira vez identificado o vírus Monkeypox?

A 7 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi informada de um caso confirmado do vírus em uma pessoa que viajou do Reino Unido para a Nigéria.

Quais os sintomas e como se transmite?

Segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), os indivíduos que têm o Monkeypox apresentam “lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço”. A DGS também acrescenta que a varíola ” é transmissível através de contacto com animais ou ainda contacto próximo com pessoas infetadas ou com materiais contaminados”.

Por sua vez, o governo do Reino Unido aponta que “o vírus espalha-se por contato próximo” e que “está aconselhando aos indivíduos, particularmente aqueles que são gays, bissexuais, a ficarem alertas a quaisquer erupções ou lesões incomuns em qualquer parte do corpo, especialmente na genitália”.

“Monkeypox não foi descrito anteriormente como uma infeção sexualmente transmissível, embora possa ser transmitido por contato direto durante o sexo. Também pode ser transmitido através de contato próximo com uma pessoa com o vírus ou contato com roupas ou lençóis usados ​​por uma pessoa infetada.”, aponta o governo do Reino Unido.

Como está a situação em Portugal e noutros países?

Os dados mais recentes da DGS, desta quinta-feira, indicam que Portugal conta com 14 casos do Monkeypox na sua “maioria jovens, e todos do sexo masculino”. Os casos em Portugal” estão estáveis” e apresentam “lesões ulcerativas”. Já ontem a DGS tinha identificado 20 casos possíveis da varíola dos macacos.

Em Espanha, o ministério da Saúde lançou um alerta, na quarta-feira, depois de detetar oito possíveis pacientes do vírus em Madrid. Segundo as autoridades regionais, os casos “estão atualmente em estudo em coordenação com o Centro Nacional de Microbiologia, que dispõem das técnicas necessárias para confirmar ou excluir o diagnóstico”.

Já no Reino Unido, os britânicos contam com nove casos do vírus. “Os casos mais recentes elevam o número total de casos de varíola dos macacos confirmados na Inglaterra desde 6 de maio passou para nove, com casos recentes predominantemente em gays, bissexuais ou homens que fazem sexo com homens”, diz o governo britânico.

Também os EUA já detetaram um caso da varíola dos macacos. O caso foi identificado no estado de Massachusetts, num homem que tinha viajado recentemente para o Canadá. No ano passado, os estados do Texas e Maryland já tinham mencionado um caso cada, em pessoas que viajaram para a Nigéria.

Como proceder em caso de infeção?

A DGS diz que em caso de infeção “o indivíduo deverá abster-se de contactos físicos diretos” e recorrer às autoridades de saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.