[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: O que vai acontecer ao embaixador que está a denegrir as relações entre EUA e Reino Unido?

Foram divulgadas mensagens privadas do embaixador britânico nos EUA, nas quais chamava “incompetente”, “inseguro”, “inapto” e “excecionalmente disfuncional” a Trump. Para se vingar, o presidente norte-americano atacou Kim Darroch e Theresa May por causa do Brexit.
9 Julho 2019, 18h54

O presidente norte-americano atacou Kim Darroch e ameaçou cortar os laços entre os dois países por causa das mensagens que consideravam a administração Trump como “excecionalmente disfuncional”.

Na sua última declaração, o presidente norte-americano criou um dilema para o futuro primeiro-ministro a assumir o cargo no Reino Unido, sendo que terá de decidir se vai substituir Darroch, arriscando parecer intimidado pela ação de Trump. No entanto, manter Darroch no cargo pode piorar as relações diplomáticas do Reino Unido com um dos seus aliados internacionais mais próximos.

O que causou este ataque de Donald Trump?

Foram divulgadas mensagens privadas do embaixador britânico nos EUA, nas quais chamava “incompetente”, “inseguro”, “inapto” e “excecionalmente disfuncional” a Trump. Para se vingar, o presidente norte-americano atacou Kim Darroch e Theresa May por causa do Brexit, sublinhando a “confusão que ela e os seus representantes criaram”.

Qual a resposta do governo britânico?

O ministro do Comércio, Liam Fox, em declarações à BBC, afirmou que a fuga de informação que implica os e-mails de Darroch foi “antiprofissional, antiética e antipatriótica”. O governante sublinhou que quando o culpado pela fuga de informação for identificado, lhe deve ser aplicada “a força total da disciplina interna”, porque “este tipo de comportamento não tem lugar na vida pública”.

Um porta-voz do governo britânico, sob as ordens de Theresa May, garantiu que “Kim Darroch continua a contar com o total apoio da primeira-ministra”.

O que disse Donald Trump?

Quando a informação sobre o ataque foi tornada pública, Donald Trump levou a situação para a sua rede social preferida: o Twitter.

Em duas publicações separadas, devido ao limite de caracteres, revelou que tem “sido muito crítico relativamente à forma como o Reino Unido e a primeira-ministra Theresa May conduziram o Brexit. Que confusão ela e os seus representantes criaram. Eu disse-lhe como devia ser feito mas ela decidiu seguir outra direção”.

Trump continuou e assumiu que não conhece “o embaixador mas ele não é apreciado ou tido em boa conta nos EUA. Não vamos lidar mais com ele”. O presidente sublinhou ainda que “a boa notícia para o maravilhoso Reino Unido é que eles terão em breve um novo primeiro-ministro. Embora eu tenha gostado da magnífica visita de Estado no mês passado, foi a rainha com quem fiquei muito impressionado”.

O que pode acontecer a Kim Darroch?

Ao afirmar que não sabe se a Casa Branca comandada por Donald Trump “alguma vez vá ser normal”, o embaixador britânico arranjou problemas nas relações entre os EUA e o Reino Unido.

Por Darroch ter sido designado como embaixador britânico nos EUA no governo de Theresa May, o fim da sua governação pode estar a chegar ao fim. Isto porque quando o próximo primeiro-ministro tomar posse, Kim Darroch pode abandonar o lugar que ocupa desde setembro de 2015.

Por enquanto, o embaixador continua a ocupar o cargo mas quando chegar a quarta semana de julho (daqui a duas semanas), Darroch vai conhecer se o seu destino profissional passa por continuar como embaixador nos EUA.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.