[weglot_switcher]

Respostas Rápidas. Quais as alterações dos novos certificados de aforro?

Ministério das Finanças decidiu suspender a série E para dar lugar a uma nova subscrição de série F que arranca na próxima segunda-feira.
3 Junho 2023, 09h50

O Governo anunciou a criação da série F de certificados de aforro que vai substituir a série E que foi suspensa esta sexta-feira. A subscrição está disponível a partir da próxima segunda-feira, 5 de junho. Saiba o que muda.

Qual a nova taxa de juro máxima?

A taxa base da nova série F no seu lançamento será de 2,5%, ao invés dos anteriores 3,5%. A estrutura de prémios de permanência crescentes começa em 0,25% entre o 2º e o 5º anos e permite atingir 1,75% adicionais à taxa base nos últimos 2 anos do prazo máximo de subscrição.

Qual o novo prazo para investir?

Com a série F o prazo máximo de investimento passa de 10 para 15 anos. Definindo um valor nominal de u euro e um mínimo de subscrição de 10 unidades, a portaria estabelece ainda que o mínimo de certificados por conta de aforro é de 100 unidades e o máximo será de 50 mil unidades. Adicionalmente, a portaria define um máximo de certificados da série F acumulado com certificados da série E por conta aforro de 250 mil unidades.

Que razões aponta o Governo para esta mudança?

Considera o Ministério das Finanças que os limites de subscrição da nova série têm por fim contribuir para a eficiência e sustentabilidade da dívida pública portuguesa, podendo ser ajustados, caso tal venha a revelar-se compatível com o objetivo de gestão prudente da dívida pública.

O limite máximo de subscrição não deverá constituir uma restrição para a larga maioria dos aforristas.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.