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Respostas rápidas. Saiba como pedir ou recuperar a senha de acesso ao Portal das Finanças

Para validar faturas pendentes no e-fatura, cujo prazo termina nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, ou entregar ao declaração de IRS, a partir de 1 de abril, é necessário ter uma senha de acesso ao Portal das Finanças. Saiba como pedir, alterar ou recuperar a sua.
22 Fevereiro 2022, 17h00

A senha de acesso ao Portal das Finanças é hoje fundamental para cumprir as obrigações fiscais, sobretudo em altura de entrega da declaração de IRS, para validar faturas pendentes no e-fatura ao longo ano, cujo prazo termina nesta sexta-feira, 25 de fevereiro, ou para obter os dados para pagar o IUC e o IMI, entre muitas outras funcionalidades. Se não se lembra da senha das Finanças ou quer pedir esse acesso pela primeira vez, saiba quais são os passos a seguir.

Como pedir senha de acesso pela primeira vez?

Caso seja um novo utilizador ou queira solicitar uma senha acesso, por exemplo, para os seus filhos, deverá primeiro entrar no Portal das Finanças e, no topo da página, clicar no botão “Registar-se”. Depois preencha o formulário de registo, indicando os seus dados pessoais (número de contribuinte, e-mail, telefone e morada fiscal). Neste passo é-lhe dada a opção de definir uma pergunta de segurança, sendo conveniente que memorize ou anote a sua resposta, pois vai precisar dela caso se esqueça ou perda da palavra-chave. A seguir deverá carregar em “Registar” e quando terminar o registo, vai receber automaticamente dois códigos, um via SMS (para a fiabilização do número de telemóvel) e outro por e-mail (para confirmar o endereço eletrónico). Guarde estes códigos que só vão poder ser confirmados depois de ter recebido a senha por correio na sua morada fiscal.

Quando a senha chegar, deverá confirmar os dois códigos que recebeu. Para tal, basta aceder a “Confirmação de e-mail e Telefone”, no Portal das Finanças.

Quanto tempo vai demorar a senha a chegar?

A senha de acesso ao Portal das Finanças é enviada através dos CTT (nunca por e-mail) num prazo médio de cinco dias úteis, o que significa que a deve pedir com antecedência. Se não receber a senha dentro desse prazo, deve dirigir-se ao Serviço de Finanças ou ligar para o Centro de Atendimento Telefónico (+351 217 206 707) para saber em que estado se encontra o seu pedido.

O envio será feito para o seu domicílio fiscal, pelo que é importante certificar-se de que a morada que consta nos registos da Autoridade Tributária e Aduaneira está atualizada. Pode ainda alterar a sua morada em qualquer repartição das Finanças ou através do Portal, se não tiver Cartão de Cidadão. Caso contrário, terá de fazê-lo ou no Portal do Cidadão, ou num local de atendimento do Cartão de Cidadão.

Como alterar a sua senha?

Depois de receber a sua senha original, pode mudá-la no Portal das Finanças. É um procedimento comum fazer esta alteração quando recebemos a primeira senha, que normalmente é complicada e difícil de decorar.

Para além disso, pode querer alterá-la por motivos de segurança. Se mudou de contabilista ou desconfia que alguém descobriu o seu acesso ao Portal das Finanças, então é aconselhável que o faça.

Para isso só tem de selecionar a opção “Alterar Senha“. De seguida, digite a nova senha e confirme-a. A nova senha de acesso deve conter entre 8 e 16 caracteres. Assim que clicar no botão “Alterar”, a senha anterior é imediatamente cancelada e poderá passar a utilizar a nova senha escolhida por si.

Como recuperar a senha do Portal das Finanças?

Tem três formas de recuperar a senha de acesso ao Portal das Finanças: presencialmente, no Portal das Finanças ou por telemóvel.

Se perdeu ou não se lembra da sua senha, pode, assim, pedir ajuda para resolver a questão em qualquer balcão das Finanças. Normalmente atribuem uma senha temporária com a qual o contribuinte deve fazer a alteração no portal e pedir uma nova senha num prazo de cinco dias.

Pode também pedir a reemissão no Portal das Finanças através da opção “Recuperar Senha”. É fundamental, no entanto, que saiba como responder à pergunta de segurança que escolheu no momento do registo no portal, uma vez que lhe vai ser pedida quando tentar recuperar a sua palavra-passe.

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