Restaurant Brands Iberia notifica Autoridade da Concorrência da compra da Burger King

A notificação da operação de concentração de empresas foi efetuada a 8 de agosto e dá conta da aquisição pela RBI do controlo exclusivo sobre a Iber King Restauração e sobre a Lucra, detidas pelo grupo Ibersol, e sobre um conjunto de estabelecimentos que operam em Portugal e Espanha sobre a marca Burger King.

A Autoridade da Concorrência (AdC) foi notificada da compra pela Restaurant Brands Iberia do controlo exclusivo da Iberking e da Lurca, do grupo Ibersol, e da marca Burger King, revela o aviso publicado esta terça-feira pelo regulador da concorrência.

A notificação da operação de concentração de empresas foi efetuada em 08 de agosto e dá conta da aquisição pela Restaurant Brands Iberia (RBI) do controlo exclusivo sobre a Iber King Restauração e sobre a Lucra, atualmente detidas pelo Grupo Ibersol, e sobre um conjunto de estabelecimentos que operam em Portugal e Espanha sobre a marca Burger King, do mesmo grupo.

O aviso do regulador recorda que a RBI é ativa na restauração de serviço rápido sob a marca Burger King e detém 27 estabelecimentos de restauração rápida em Portugal, sendo controlada pela Cinven, empresa internacional de ‘private equity’.

A Iberking explora estabelecimentos de restauração rápida em Portugal, que operam sob a marca Burger King, bem como a Lurca, mas em Espanha.

Em 03 de agosto, a RBI anunciou a conclusão da compra dos 158 restaurantes da cadeia Burger King da Ibersol, em Portugal e Espanha, por 260 milhões de euros.

A RBI, que integra os direitos de exploração como ‘master franchise’ para Portugal e Espanha das marcas Burger King, Tim Hortons e Popeyes, salienta que o acordo com a Ibersol foi alcançado “após meses de negociação”.

Esta operação “inclui a integração de 121 restaurantes em Portugal e 37 em Espanha, o que aumentará o número de espaços próprios da RB Iberia para 775, dos quais 722 correspondem ao Burger King”, adiantou o grupo.

Em Portugal, a marca Burger King tem atualmente 164 restaurantes, dos quais 137 franchisados e 27 próprios.

No ano passado, as vendas da marca em Portugal atingiram os 145 milhões de euros.

“A marca alcançou recentemente os 900 restaurantes em Espanha, sendo, através da operação, 574 próprios e 326 franchisados”, refere o grupo.

As vendas totais do Burger King Espanha superaram os 1.000 milhões de euros no ano passado (quase 30% mais que no período anterior), tendo recuperado os números pré-pandemia em tempo recorde.

Recomendadas

Cinco restaurantes portugueses conquistam primeira estrela Michelin

Encanto (José Avillez e João Diogo), Kabuki Lisboa (Paulo Alves), Kanazawa (Paulo Morais), Euskalduna Studio (Vasco Coelho Santos) e Le Monument (Julien Montbabut) receberam o selo de “cozinha de grande nível, compensa parar” no Guia Michelin Espanha e Portugal 2023.

Empresas de carnes e peixes artificiais veem “desafios” com a crise

Multinacionais como Beyond Meat ou Impossible Foods tiveram um crescimento exponencial em 2019-20 e hoje enfrentam quebras de vendas e despedimentos. Em Portugal, outras ‘agrotechs’ admitem preocupações, mas garantem impacto positivo do negócio no longo prazo.

Padaria Portuguesa transforma óleo alimentar em biocombustível

Produto é encaminhado para produzir o Eco Diesel B15, que permite reduzir até 18% as emissões de gases de efeito estufa.
Comentários