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Restaurantes McDonald’s na Rússia vão abrir sob uma nova marca em junho

A McDonald’s iniciou o processo de venda do seu negócio na Rússia três décadas após de ter entrado no mercado russo, dois meses depois de ter encerrado os mais de 800 estabelecimentos no país devido à invasão russa da Ucrânia.
27 Maio 2022, 09h30

Os restaurantes McDonald’s na Rússia deverão abrir sob uma nova insígnia no dia 12 de junho, de acordo com a “Interfax”, que cita o serviço de imprensa da cadeia, dois meses após terem fechado portas no país devido à invasão da Ucrânia.

“Podemos confirmar que estamos a esforçar-nos por abrir para os nossos clientes no dia 12 de junho. Um calendário mais preciso sobre a abertura estará disponível mais tarde. Apresentaremos a marca atualizada num futuro próximo”, revelou o grupo.

No início de maio, a McDonald’s Corp. concordou em vender o seu negócio na Rússia a Alexander Govor, um empresário russo que é parceiro de franquia desde 2015, e que operava 25 restaurantes na Sibéria.

Govor vai adquirir toda a carteira de restaurantes da cadeia, que irá desenvolver sob uma nova marca.

Espera-se que o comprador mantenha os funcionários da cadeia, bem como as condições de trabalho durante, pelo menos, dois anos.

O empresário russo concordou ainda em financiar os salários dos trabalhadores em 45 regiões da Rússia até que o negócio seja fechado, bem como assegurar as atuais obrigações com os fornecedores, proprietários, entre outros.

O ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, afirmou que o acordo resultou de um processo de negociação “longo e difícil” e que o governo fornecerá a Govor toda a assistência necessária para estabelecer as operações.

O grupo chegou a Rússia em 1999, tendo inaugurado o primeiro restaurante na Praça Pushkin, em Moscovo, em 1990.

Atualmente, há 850 restaurantes da cadeia norte-americana na Rússia.

O investimento da McDonald’s em território russo ascende a 2,5 mil milhões de dólares (2,33 mil milhões de euros). Mais de 62.000 pessoas trabalhavam no grupo McDonald’s na Rússia, enquanto os fornecedores empregavam em torno de 100.000.

A McDonald’s anunciou o processo de venda do seu negócio na Rússia no dia 16 de maio, três décadas depois de ter entrado no mercado russo.

Dois dias antes, o grupo encerrou os mais de 800 estabelecimentos no país em resposta à invasão russa da Ucrânia, uma decisão tomada sob fortes fortes críticas por se ter mantido “no seu canto” face ao conflito no leste europeu.

“A crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia, e o ambiente operacional imprevisível levaram a McDonald’s a concluir que a continuidade da propriedade do negócio na Rússia já não é sustentável nem é consistente com os valores da McDonald’s”, indicou, na altura, a empresa.

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