Restaurantes vão poder pedir compensação pela quebra de faturação no Ano Novo

O mecanismo vai permitir que os restaurantes recuperem 20% da quebra de faturação, face à média dos primeiros fins-de-semana de 2020, e está aberto a micro, pequenas e médias empresas do setor da restauração e similares.

Rafael Marchante/Reuters

Com o anúncio do encerramento obrigatório dos restaurantes às 22h30 na passagem de ano, o Governo vai permitir que estes estabelecimentos possam pedir uma compensação das perdas de faturação registadas nesse dia, através da medida Apoiar Restauração.

De acordo com o comunicado divulgado, este sábado, pelo Ministério da Economia, o programa, que está em vigor desde 25 de novembro e aplica-se aos fins-de-semana, feriados e vésperas de feriados em que vigore a suspensão de atividades, aplica-se agora também às restrições que vão vigorar no dia 31 de dezembro. O mecanismo vai permitir que os restaurantes recuperem 20% da quebra de faturação, face à média dos primeiros fins-de-semana de 2020, e está aberto a micro, pequenas e médias empresas do setor da Restauração e similares.

Na nota, o gabinete de Siza Vieira informa que “a Medida Apoiar Restauração vai abranger, no dia 31 de dezembro, todos os estabelecimentos de restauração do território nacional continental, visando compensar as perdas de faturação decorrentes das restrições aos horários de funcionamento impostas pelo Estado de Emergência, decretado no âmbito da pandemia de Covid-19″.

A dotação inicial da medida era de 25 milhões de euros. Mas o Ministério da Economia diz que, até ao momento, foram feitas 12.880 candidaturas, correspondendo a um apoio solicitado de 142 milhões, sendo que foram já pagos “mais de 35 milhões de euros”.

Para acederem ao programa, as empresas têm de preencher um formulário no Balcão Portugal 2020, “sendo selecionadas em função dos critérios de elegibilidade até se esgotar a dotação”.

Relacionadas

Restaurantes vão ter de fechar às 22h30 na noite de passagem de ano em Portugal continental

O Governo reviu as regras que vão vigorar na noite de passagem de ano, obrigando os restaurantes agora a fechar mais cedo face ao horário anunciado há duas semanas.
Recomendadas

Crise/Energia: Preço médio semanal da ERSE sobe 0,9% para gasóleo e 1,0% para gasolina

O preço médio semanal dos combustíveis, calculado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), aumenta, esta semana, 0,9% para o gasóleo e 1,0% para a gasolina, segundo um relatório hoje divulgado pela entidade.

Declaração anual de rendas passa a ser entregue apenas por via eletrónica

A declaração anual de rendas, apresentada pelos senhorios que não passam recibos eletrónicos, vai deixar de poder ser entregue em papel, passando a ser entregue apenas por via eletrónica, segundo um despacho agora publicado.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários