[weglot_switcher]

Reunião secreta. Ex-adjunto enviou mensagem a João Galamba a defender que notas tinham de ser reveladas ao Parlamento

Na troca de mensagens a que o JE teve acesso, Frederico Pinheiro recorda o ministro de que tinha falado sobre as notas tiradas durante a reunião secreta dois meses antes. E defendeu que tinham de ser enviadas para o Parlamento.
  • Lusa
29 Abril 2023, 08h54

Frederico Pinheiro disse a João Galamba em mensagem que as notas da reunião secreta tinham de ser enviadas para a comissão parlamentar de inquérito (CPI) à TAP.

Numa troca de mensagens via Whatsapp que teve lugar a 25 de abril, João Galamba questiona o ex-adjunto sobre as notas tiradas na reunião de 17 de janeiro entre a ex-CEO da  TAP e o deputado socialista Carlos Pereira para preparar a ida da gestora ao Parlamento falar sobre a saída polémica de Alexandra Reis.

Reunião secreta. Estas são as notas que o ex-adjunto acusa Galamba de querer esconder do Parlamento 

TAP. Ex-adjunto queria revelar notas de reunião secreta ao Parlamento. Galamba não concordou e teve “reação irada”


Troca de mensagens Whatsapp entre o ministro das Infraestruturas e o ex-adjunto (mensagens ipsis verbis)

terça-feira 25 de abril – 04h14
De João Galamba para Frederico Pinheiro

“Como é que tu te lembras que tens notas um mês depois da reunião em que a Eugénia pediu tudo o que havia sobre a reunião com o grupo parlamentar?!?!? E por causa disso tivemos de pedir prorrogação de prazo para envio de documentos”.

terça-feira 25 de abril – 14h12
De Frederico Pinheiro para João Galamba

“Olá João e Eugénia, boa tarde. Só vi agora o telemóvel. As notas que eu referi ontem à Cátia são as mesmas que referi e li na nossa reunião no gabinete da Eugénia. Na altura consideramos todos que, sendo algo informal, não seria de relevar. No entanto, depois disso, seguiu um comunicado de imprensa a indicar o meu nome como tendo estado presente na reunião. Como referi então, tal decisão criou a possibilidade de eu ser chamado à CPI. Se tal acontecer, eu terei de referir que tenho estas notas. Dito isto, creio que a decisão de não revelar a existência destas notas deve ser revista”.

Terça-feira, 25 de abril, 14h36
De João Galamba para Frederico Pinheiro

“Liga imediatamente à Eugénia. Imediatamente”.

Terça-feira, 25 de abril, 16h56
De João Galamba para Frederico Pinheiro.

“Liga-me”.

Nas mensagens, é possível ver que João Galamba realizou duas chamadas de voz que não foram atendidas pelas 16h55 e 17h09 de 25 de abril.


Na fita do tempo desta polémica, Christine Ourmières-Widener (CO-W) revelou no Parlamento a 4 de abril que tinha tido lugar uma reunião preparatória com os socialistas a 17 de janeiro.

No dia seguinte, 5 de abril, João Galamba reúne com Frederico Pinheiro para abordar o tema da reunião preparatória. No encontro disse “não ver problema nenhum no facto de a reunião se ter realizado e reforçou que tinha sido o próprio, a 16 de janeiro, a revelar a Christine Ourmières-Widener a existência de uma reunião preparatória entre o Ministério das Infraestruturas e o GPPS, a realizar a 17 de janeiro”, segundo o ex-assessor.

“Nesse momento, o adjunto Frederico Pinheiro indica ter tomado notas da reunião, que registou no computador. Resumiam o que tinha sido abordado em ambas as reuniões e partilhou, oralmente, os seus apontamentos, tendo ficado claro que, naquela reunião de 17 de janeiro tinham sido articuladas perguntas a serem efetuadas pelo GPPS e tinham sido referidas as respostas e a estratégia comunicacional da CEO da TAP”, acrescenta.

“Ficou indicado que, em caso de requerimento pela Comissão Parlamentar de Inquérito, as notas não seriam partilhadas por serem um documento informal”, segundo o ex-assessor.

Mas a 6 de abril, o Ministério das Infraestruturas emite um comunicado – sem a concordância de Frederico Pinheiro – onde foi indicado que o assessor “esteve presente na reunião de 17 de janeiro em representação do Ministério das Infraestruturas”.

Frederico Pinheiro

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.