[weglot_switcher]

Reuters compara economia portuguesa a comboio em risco de descarrilar

Artigo diz que melhoria nos indicadores esconde fragilidades económicas decorrentes da falta de investimento público ao longo dos últimos anos.
15 Fevereiro 2019, 17h12

Um artigo da Reuters comparou nesta sexta-feira a economia portuguesa a um comboio em risco de descarrilar, numa alusão ao caso da locomotiva alugada aos caminhos de ferro espanhóis que perdeu o motor a meio de uma viagem.

Segundo o artigo escrito pelos jornalistas Axel Bugge e Sérgio Gonçalves, esse incidente “foi uma lembrança chocante do crónico fraco investimento de Portugal nos serviços públicos e das fragilidades que a recuperação económica esconde”.

A Reuters destacou que Portugal “está a atravessar o maior crescimento económico em quase duas décadas, permitido por recordes no turismo, uma retoma do mercado imobiliário, o crescimento no setor tecnológico e exportações fortes”, estando igualmente com o investimento privado a regressar aos níveis de 2009, sobretudo graças a investidores estrangeiros, nomeadamente empresas chinesas.

“Mas por cada novo hotel reluzente e restaurante da moda em Lisboa há uma peça de infraestrutura a ranger ou uma locomotiva envelhecida, como aquela que se desfez no final de fevereiro”, contrapõe o artigo, onde se lê que “alguns economistas temem que a falta de investimento público esteja a começar a enfraquecer a economia”. Algo que se tornará ainda mais grave caso volte a haver uma recessão.

Citado pela Reuters, Ricardo Arroja, professor da Universidade do Minho, realça que a quase eliminação do défice orçamental pelo Executivo socialistas foi conseguida quase toda à custa da falta de investimento público. “Desde o início da legislatura que o Governo tem andado a navegar à vista”, acrescentou o académico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.