REV1, uma “fábrica” no Espaço

O REV1 é um veículo espacial, totalmente autónomo, que pode ser utilizado por empresas para fabricar novos produtos num ambiente de microgravidade.

 

Sem gravidade, muitas das limitações físicas que existem na Terra deixam de existir e há uma oportunidade para criar novos produtos ou para tornar mais eficientes os produtos que já existem. Foi com esta visão que a startup francesa Space Cargo Unlimited começou a desenvolver uma “fábrica” no Espaço.

O REV1 é um veículo espacial, totalmente autónomo, que pode ser utilizado por empresas para fabricar novos produtos num ambiente de microgravidade.

Colocada em órbita, entre 350 a 450 quilómetros da Terra, esta cápsula de 4 metros e meio tem a capacidade de permanecer no Espaço durante vários meses, podendo ser útil a várias indústrias. Por exemplo, para a indústria farmacêutica no desenvolvimento de células estaminais e também de produtos de cosmética. 

Outro grande potencial está na impressão de órgãos humanos em 3D, pois com a microgravidade não é preciso criar suportes para formas complexas de tecidos, o que simplifica o processo. 

Alguns testes já foram realizados na área da agricultura, com castas de vinho que permaneceram 10 meses na Estação Espacial Internacional com o objetivo de perceber quais são as mais resistentes.

Para iniciar esta revolução industrial a partir do Espaço, a Space Cargo Unlimited planeia ter a sua fábrica espacial operacional em 2025.

Artigo original publicado em SuperToast by INSTINCT.
Também disponível em Newsletter e Podcast.

Recomendadas

Lucros da H&M surpreendem mercado com 64 milhões de euros

Com exclusão dos mercados russo, bielorrusso e ucraniano, as vendas aumentaram 16%. A margem de lucro operacional cresceu 1,3% no primeiro trimestre fiscal, mais 0,9% que no ano passado.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quinta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quinta-feira.

Disney despede presidente da Marvel Entertainment

Aos 80 anos, o presidente da Marvel Entertainment é forçado a abandonar o cargo. Desde que a Disney comprou a Marvel em 2009, Isaac Perlmutter entrou em conflito com alguns executivos e isso valeu-lhe uma cruz nas costas como alvo a abater, algo que aconteceu agora na reestruturação de sete mil trabalhadores.
Comentários