“Reuters” – Ucrânia espera decisão sobre novos tanques em reunião da NATO
O governo ucraniano espera “fortes decisões” dos líderes da Defesa na reunião da NATO, esta sexta-feira, no que toca à entrega de tanques de guerra para combater o exército russo.
Um dos temas na ordem do dia será o empréstimo de tanques Leopard 2, usado por vários exércitos por toda a Europa. O pedido de ajuda da Ucrânia, nomeadamente de Volodymyr Zelensky, chega 11 meses após o início da invasão.
De acordo com a publicação, o chanceler alemão, que tem poder de veto sobre qualquer decisão, parece relutante em autorizar o uso dos tanques, com receio de estar a provocar o país de Vladimir Putin.
“The Guardian” – Donald Trump vai ter de pagar um milhão de dólares por processo contra Hillary Clinton
Um juiz norte-americano declarou que o ex-presidente dos EUA e um dos seus advogados têm de pagar um milhão de dólares de multa por perseguirem um processo “frívolo” contra Hillary Clinton, acusando-a de conspirar contra si.
O caso foi arquivado no passado mês de setembro e já nessa altura Trump foi condenado a pagar vários milhares de dólares a um dos réus no processo. Agora, o aumento da multa chegou depois dos outros réus, no qual se insere Clinton, terem pedido sanções contra o ex-presidente. ~
“BBC” – Leo Varadkar arrependido do Protocolo Irlanda do Norte
O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, admitiu estar arrependido de ter imposto o Protocolo Irlanda do Norte sem ter o apoio dos nacionalistas e sindicatos. Apesar de tudo, Varadkar assegurou que a medida implementada está a funcionar mas que percebe agora a razão dos sindicatos apontarem que esta ia “enfraquecer a união”.
O Protocolo Irlanda do Norte permite que o país mantenha algumas trocas comerciais com a União Europeia no pós-Brexit, mas a medida tem causado tensão dentro da própria Irlanda. Os sindicatos acusam o Protocolo de enfraquecer o papel da Irlanda do Norte dentro do Reino Unido.