Revista de imprensa Internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade

Zelensky pede tanques na reunião da NATO mas Alemanha tem poder de veto sobre a decisão final; Donald Trump e um dos seus advogados vão ter de pagar um milhão de dólares por processo de difamação a Hillary Clinton; Primeiro-ministro irlandês arrependido por Protocolo Irlanda do Norte.

“Reuters” – Ucrânia espera decisão sobre novos tanques em reunião da NATO

O governo ucraniano espera “fortes decisões” dos líderes da Defesa na reunião da NATO, esta sexta-feira, no que toca à entrega de tanques de guerra para combater o exército russo.

Um dos temas na ordem do dia será o empréstimo de tanques Leopard 2, usado por vários exércitos por toda a Europa. O pedido de ajuda da Ucrânia, nomeadamente de Volodymyr Zelensky, chega 11 meses após o início da invasão.

De acordo com a publicação, o chanceler alemão, que tem poder de veto sobre qualquer decisão, parece relutante em autorizar o uso dos tanques, com receio de estar a provocar o país de Vladimir Putin.

“The Guardian” – Donald Trump vai ter de pagar um milhão de dólares por processo contra Hillary Clinton

Um juiz norte-americano declarou que o ex-presidente dos EUA e um dos seus advogados têm de pagar um milhão de dólares de multa por perseguirem um processo “frívolo” contra Hillary Clinton, acusando-a de conspirar contra si.

O caso foi arquivado no passado mês de setembro e já nessa altura Trump foi condenado a pagar vários milhares de dólares a um dos réus no processo. Agora, o aumento da multa chegou depois dos outros réus, no qual se insere Clinton, terem pedido sanções contra o ex-presidente. ~

“BBC” – Leo Varadkar arrependido do Protocolo Irlanda do Norte

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, admitiu estar arrependido de ter imposto o Protocolo Irlanda do Norte sem ter o apoio dos nacionalistas e sindicatos. Apesar de tudo, Varadkar assegurou que a medida implementada está a funcionar mas que percebe agora a razão dos sindicatos apontarem que esta ia “enfraquecer a união”.

O Protocolo Irlanda do Norte permite que o país mantenha algumas trocas comerciais com a União Europeia no pós-Brexit, mas a medida tem causado tensão dentro da própria Irlanda. Os sindicatos acusam o Protocolo de enfraquecer o papel da Irlanda do Norte dentro do Reino Unido.

Recomendadas

Presidente dos EUA deu ordem para Força Aérea abater balão chinês

Pequim admitiu que o balão lhe pertence, mas garante que se trata de “um dispositivo civil para fins meteorológicos”.

Balão chinês foi abatido por caças da Força Aérea dos Estados Unidos

De acordo com fontes militares, está em curso uma operação para recuperar os destroços do balão abatido sobre as águas da costa leste dos Estados Unidos, quando voava a 60 mil pés.

Zelensky insiste com primeiro-ministro britânico que Rússia “não tem lugar” nos Jogos Olímpicos de Paris

Por seu lado, Sunak explicou ao presidente ucraniano que o Reino Unido está agora focado em “garantir que o equipamento militar defensivo” do país “chegue à linha da frente o mais rapidamente possível”.
Comentários