“The Guardian”- China receia nova vaga de Covid-19
Com a chegada do novo ano lunar, os chineses estão a ir de férias para pequenas aldeias do país, deixando estações de comboio cheias e com necessidade de aumentar a sua oferta. Esta partida dos cidadãos está a deixar os especialistas de saúde preocupados, pois temem que estas férias possam intensificar um surto de Covid-19.
No sábado, as autoridades informaram que entre dia 8 de dezembro e 12 de janeiro já morreram quase 60.000 pessoas com a doença, dados comunicados depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter criticado a falta de transparência do país.
Os centros de saúde das áreas mais rurais receiam não ter capacidade de dar resposta a uma nova vaga e temem pela sua população mais idosa. A Comissão Nacional de Saúde da China disse que iria equipar todas as clínicas de aldeias com oxímetros de pulso, remédios para a febre e fornecer-lhes oxigénio.
“Reuters”- O chefe da máfia Cosa Nostra da Sicília foi preso pela polícia italiana
A polícia italiana confirmou, esta segunda feira, que tem Matteo Messina Denaro, chefe da máfia mais procurado do país, preso. Estava fugido há mais de três décadas e foi encontrado num hospital privado na capital siciliana, Palermo. Messina é o chefe da máfia Cosa Nostra da Sicília.
Foi condenado a prisão perpétua, por ter participado em assassinatos em 1992, de Giovanni Falcone e Paolo Borsellino, e por ter tido um papel nos ataques com bomba em Florença, Roma e Milão.
“CNN News”- Acidente de avião no Nepal torna-se o terceiro mais mortal do país
No domingo, uma aeronave caiu perto da cidade de Pokhara, no Nepal, fazendo, pelo menos, 68 vítimas mortais. Este torna-se assim o acidente de avião mais mortal do país em mais de 30 anos. O avião operado pela Yeti Airlines do Nepal, levava a bordo 72 pessoas, 68 passageiros e quatro tripulantes, segundo dados do porta-voz da companhia aérea. Este é o terceiro acidente mais mortal na história do país.
O avião caiu no desfiladeiro do rio Seti, os socorristas do exército do Nepal e vários departamentos da polícia foram mobilizados para o local do acidente para iniciarem as suas buscas. Ao anoitecer todas as buscas foram paradas, mas serão retomadas na manhã de segunda-feira.