“Reuters” – Pelos menos 280 mortos em terramoto no Afeganistão
Um terramoto de magnitude 6.1 provocou a morte de, pelo menos, 280 pessoas no Afeganistão esta quarta-feira, um número que deverá subir à medida que novos dados de aldeias remotas sejam conhecidos.
De acordo com as autoridades afegãs, centenas de pessoas ficaram feridas após o tremor de terra que atingiu cerca de 44 km (27 milhas) da cidade de Khost, perto da fronteira paquistanesa, segundo o U.S. Geological Survey (USGC).
“The Guardian” – Somália: “A pior crise humanitária que alguma vez vimos”, diz ONU
Michael Dunford, diretor regional do Programa Alimentar Mundial (PAM) para a África Oriental, alertou que apenas uma “massiva” e imediata entrega de fundos e ajuda humanitária pode salvar a Somália da fome, numa altura em que crescem os relatos de trabalhadores humanitários sobre casos de crianças a morrer à fome.
Numa mensagem dirigida aos líderes do G7, o porta-voz da ONU apelou aos governos que façam uma doação urgente e generosa para evitar uma escalada da catástrofe naquele país do Corno de África.
“Interfax” – Zelensky expectante com aprovação do estatuto de candidato da Ucrânia à UE
Volodymyr Zelensky afirmou ontem, terça-feira, que espera que os líderes europeus aprovem o estatuto de candidato da Ucrânia ao bloco na cimeira da UE agendada para os dias 23 e 24 de junho, em Bruxelas.
“Estou grato a todos os que apoiam a Ucrânia. Aguardo com expectativa uma decisão europeia afirmativa sobre a Ucrânia”, afirmou o presidente ucraniano citado pelos meios de comunicação ucranianos.