[weglot_switcher]

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Lula lidera sondagens no Brasil, Zelensky diz que aprovação da candidatura da Ucrânia à UE é momento mais importante para o país desde a saída da URSS e senado dos EUA aprova lei para controlar armas.
24 Junho 2022, 07h46

Reuters – Zelensky diz adesão da Ucrânia à UE é o momento mais importante para o país desde que se se separou da União Soviética há 31 anos

O presidente ucraniano disse que a luz verde por parte da União Europeia à candidatura do país ao bloco é um grande passe para reforçar a Europa num momento em que a Rússia testa a unidade europeia.

“Esta decisão não beneficia somente a Ucrânia. É o maior passo para reforçar a Europa neste momento, e quando a guerra russa está a testar a nossa capacidade para preservar a liberdade e unidade”, afirmou Volodymyr Zelensky remotamente aos líderes da UE reunidos em Bruxelas.

Zelensky disse mesmo que este é o momento mais importante para o país depois de se ter separado da União Soviética há 31 anos.

Globo: Lula lidera sondagens no Brasil

O ex-presidente Lula da Silva domina as sondagens no Brasil, com uma vantagem de 23 pontos percentuais.
Numa eventual segunda ronda das presidenciais, Lula teria 57% dos votos contra 34% de Bolsonaro, segundo sondagem do Datafolha para o jornal Folha de São Paulo.

Na sondagem anterior, Lula contava com 58% das intenções de voto contra os 33% de Bolsonaro.

BBC – Senado dos EUA aprovou a lei mais relevante de controlo de armas em três décadas

O Senado norte-americano aprovou a mais importante lei de controlo de armas em três décadas. A medida foi aprovada depois de 15 republicanos terem-se juntado aos democratas, aprovando a lei por 65 votos contra 33.

A nova lei foi aprovada depois de tiroteios em massa numa escola primária no Texas e num supermercado no estado de Nova Iorque, ambos os ataques causaram 31 mortes. A lei terá agora de ser aprovada na Casa dos Representantes antes de o presidente Biden possa aprovar a lei.

As novas regras incluem verificações mais apertadas da identidade dos compradores de armas com menos de 21 anos, reforço da segurança nas escolas e financiamento para programas de saúde mental.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.