Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Turquia levanta veto à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO; Stoltenberg espera que Suécia e Finlândia se tornem membros da NATO rapidamente; Independência da Escócia: 19 de outubro de 2023 proposto como data para novo referendo

“Reuters” – Turquia levanta veto à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO

A Turquia levantou o seu veto sobre a candidatura da Finlândia e da Suécia à adesão à aliança ocidental ontem, terça-feira, depois de as três nações terem concordado em proteger a segurança uma das outras, pondo fim a um impasse de semanas que pôs à prova a unidade da NATO.

O avanço foi confirmado após quatro horas de conversações que ocorreram antes do início da cimeira da NATO, em Madrid.

 

“Reuters” – Stoltenberg espera que Suécia e Finlândia se tornem membros da NATO rapidamente

O Secretário-Geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, disse esta quarta-feira que espera uma rápida ratificação da adesão da Suécia e da Finlândia à aliança militar.

“Vamos tomar a decisão na cimeira de convidar a Suécia e a Finlândia a tornarem-se membros, o que é uma rapidez sem precedentes”, disse o antigo primeiro-ministro norueguês naquele que é o segundo dia da cimeira da NATO em Madrid.

 

“BBC” – Independência da Escócia: 19 de outubro de 2023 proposto como data para novo referendo

A primeira-ministra da Escócia propôs a data de 19 de outubro de 2023 para a realização de um novo referendo sobre a independência.

Nicola Sturgeon já escreveu ao Primeiro-Ministro Boris Johnson para pedir o consentimento formal para a realização da votação.

Recomendadas

Gestor da Ascendi Miguel Martín sucede a Cristina Casalinho na presidência do IGCP

O gestor da Ascendi Miguel Martín vai suceder a Cristina Casalinho na presidência do IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, de acordo com despacho das Finanças hoje publicado em Diário da República.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Remessas dos emigrantes subiram 5,6% até junho para 1.848 milhões de euros

As remessas dos emigrantes subiram 5,6% no primeiro semestre deste ano, passando de 1.749 milhões de euros, nos primeiros seis meses de 2021, para 1.848 milhões, até junho deste ano, segundo o Banco de Portugal.
Comentários