[weglot_switcher]

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Turquia levanta veto à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO; Stoltenberg espera que Suécia e Finlândia se tornem membros da NATO rapidamente; Independência da Escócia: 19 de outubro de 2023 proposto como data para novo referendo
29 Junho 2022, 08h15

“Reuters” – Turquia levanta veto à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO

A Turquia levantou o seu veto sobre a candidatura da Finlândia e da Suécia à adesão à aliança ocidental ontem, terça-feira, depois de as três nações terem concordado em proteger a segurança uma das outras, pondo fim a um impasse de semanas que pôs à prova a unidade da NATO.

O avanço foi confirmado após quatro horas de conversações que ocorreram antes do início da cimeira da NATO, em Madrid.

 

“Reuters” – Stoltenberg espera que Suécia e Finlândia se tornem membros da NATO rapidamente

O Secretário-Geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg, disse esta quarta-feira que espera uma rápida ratificação da adesão da Suécia e da Finlândia à aliança militar.

“Vamos tomar a decisão na cimeira de convidar a Suécia e a Finlândia a tornarem-se membros, o que é uma rapidez sem precedentes”, disse o antigo primeiro-ministro norueguês naquele que é o segundo dia da cimeira da NATO em Madrid.

 

“BBC” – Independência da Escócia: 19 de outubro de 2023 proposto como data para novo referendo

A primeira-ministra da Escócia propôs a data de 19 de outubro de 2023 para a realização de um novo referendo sobre a independência.

Nicola Sturgeon já escreveu ao Primeiro-Ministro Boris Johnson para pedir o consentimento formal para a realização da votação.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.