Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Bandeira ucraniana chega à Ilha da Serpente após retirada russa; Forças russas preparam-se para atacar cidades de Donetsk, avisa governador de Lugansk; Jovem mata seis pessoas nos subúrbios de Chicago no 4 de julho

“The Guardian” – Bandeira ucraniana chega à Ilha da Serpente após retirada russa

As forças ucranianas estão preparadas para hastear a bandeira do país na Ilha da Serpente, um posto avançado estratégico e simbólico no Mar Negro da qual as tropas russas se retiraram na semana passada.

“A operação militar foi concluída, e … o território Snake Island foi devolvido à jurisdição da Ucrânia”, disse Natalia Humeniuk, porta-voz do comando militar do sul da Ucrânia.

 

“The Guardian” – Forças russas preparam-se para atacar cidades de Donetsk, avisa governador de Lugansk

As forças russas terão como alvo as cidades de Donetsk oriental de Sloviansk e Bakhmut nos próximos dias, advertiu o governador de Lugansk.

Na segunda-feira, Vladimir Putin reclamou a vitória na região de Lugansk, depois de o comando militar da Ucrânia ter confirmado que as suas tropas tinham sido forçadas a retirar-se da cidade de Lysychansk.

 

“Reuters”- Jovem mata seis pessoas nos subúrbios de Chicago no 4 de julho

Um homem de 22 anos abriu fogo sobre famílias que comemoravam o 4 de julho num desfile de bicicleta ontem, segunda-feira, matando seis e pessoas ferindo mais de 36 nos subúrbios de Chicago, em Highland Park.

O atirador subiu ao telhado de um prédio, de acordo com a polícia, a partir do qual alvejou dezenas de pessoas.

Recomendadas

Espanha quer avançar com gasoduto que fica a mais de 750 quilómetros de Portugal

Governo espanhol está empenhado num gasoduto que vai servir para enviar gás argelino para o norte da Europa, deixando Portugal e o porto de Sines para trás. Madrid em silêncio sobre terceira interligação entre Portugal e Espanha.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta sexta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta sexta-feira.

Preço da pescada já aumentou 76% desde fevereiro, alerta Deco

Nos últimos cinco meses, o preço do cabaz alimentar é mais caro 27,61 euros. Olhando exclusivamente para as categorias de produto com maiores subidas de preços entre 23 de fevereiro e 10 de agosto, logo depois do peixe (mais 22,01%), a carne é a que mais se destaca, com um aumento de 17,17%.
Comentários