Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Boris Johnson debaixo de fogo por escândalo sexual no partido, quem pode substituir o primeiro-ministro britânico, a Ucrânia não consegue exportar os seus cereais são alguns dos temas em destaque nos meios internacionais.

The Guardian: “Quanto tempo pode o primeiro-ministro aguentar?”

A eventual demissão de Boris Johnson está em destaque no jornal “The Guardian” hoje, assim como em toda a imprensa britânca.

O drama desenrolou-se em direto. Boris Johnson estava a dar uma entrevista na BBC pelas 18 horas de terça-feira a dar as suas explicações sobre o escândalo sexual que envolve o ex-deputado conservador Chris Pincher quando surge uma notícia de última hora: o ministro da Saúde Sajid Javid demitiu-se. Poucos minutos depois, seguiu-se a demissão do ministro das Finanças Rishi Sunak.

Ambos alegaram perda de confiança no primeiro-ministro, assim como o ministro para as Crianças, Will Quince, que anunciou a sua demissão esta manhã.

Reuters: “Se Boris Johnson sair, quem o pode substituir?”

A agência noticiosa destaca que o primeiro-ministro britânico “está a agarrar-se ao poder (…) gravemente ferido pela demissão de ministros que disseram que não tinha capacidades para governar e com uma série de deputados a pedir a sua saída”.

Entre os vários candidatos a ocupar o seu lugar no número 10 de Downing Street encontram-se Liz Truss, ministra dos Negócios Estrangeiros, Jeremy Hunt, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Ben Wallace, ministro da Defesa, Rishi Sunak, o demissionário ministro das Finanças, Sajid Javid, o demissionário ministro da Saúde, Nadhim Zahawi, o novo ministro das Finanças, ou Penny Mordaunt, antiga ministra das Defesa.

CNN: “a crise da exportação de cereais está a escalar”

A CNN Internacional dá destaque à crise de cereais na Ucrânia, país que é um dos maiores exportadores mundiais.

Kiev acusa Moscovo de estar a roubar os seus cereais e também de estar a bloquear as suas exportações.

Esta semana, o presidente ucraniano disse que 60 milhões de toneladas de cereais estão presas no país até ao outono (atualmente são 22 milhões) se os russos não terminarem o seu bloqueio à saída de navios com os cereais.

Recomendadas

Itália: Extrema-direita promete respeitar UE e NATO

A coligação da direita italiana aprovou o seu programa eleitoral para as legislativas antecipadas, prometendo respeitar a NATO e uma União Europeia “menos burocrática”.

Atenção, emigrantes: principal porta de acesso entre Portugal e França está cortada devido aos incêndios

O sudoeste francês continua a ser devastado pelas chamas, que obrigam a cortes nas autoestradas. O fogo já queimou quase sete mil hectares e obrigou a evacuar mais de 10 mil pessoas.

Brasil: Lula da Silva promete reforma tributária

Se for novamente eleito em outubro, Lula da Silva apoiará um projeto de reforma tributária atualmente no Senado que unificaria os impostos federais sobre o consumo num imposto único.
Comentários