Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

EUA preparam-se para investir 362 mil milhões no combate às alterações climáticas; Pfizer adquire biofarmacêutica em troca de 5,3 mil milhões; Continuam os exercícios militares chineses perto da ilha de Taiwan

“The Washington Post” – EUA preparam-se para investir 362 mil milhões no combate às alterações climáticas

Os Estados Unidos estão próximos de alocar cerca de 370 mil milhões de dólares (362 mil milhões de euros) ao investimento na redução de emissões de gases de efeito estufa, que fazem subir a temperatura do planeta, assim como no investimento nas energias renováveis. Os especialistas apontam para uma redução na ordem dos 40% em 2030, em comparação com os níveis de emissões de 2005.

O Senado aprovou o pacote de medidas depois de o Partido Democrata ter prometido que estas vão fazer baixar os custos com cuidados de saúde para milhões de cidadãos norte-americanos. Além disso, estão ainda contemplados o aumento de impostos para as maiores empresas e a redução do défice.

 

“The Wall Street Journal” – Pfizer adquire biofarmacêutica em troca de 5,3 mil milhões

A farmacêutica Pfizer vai adquirir a biofarmacêutica Global Blood Therapeutics (GBT) por 5,4 mil milhões de dólares (5,3 mil milhões de euros), de forma a aumentar a sua presença na área médica da hematologia. O valor da transação coloca a avaliação de cada título em 68,5 dólares (67 euros).

A GBT apresenta-se como uma empresa que se dedica “à descoberta, desenvolvimento e aplicação de tratamentos que mudam vidas e proporcionam esperanças a comunidades de pacientes mal servidos.”

A Pfizer destaca, no seu site oficial, que esta aquisição complementa os “mais de 30 anos de herança na hematologia rara”.

 

“BBC” – Continuam os exercícios militares chineses perto da ilha de Taiwan

A China prossegue os exercícios militares perto da ilha de Taiwan, apesar de antes ter referido que a previsão seria dá-los por terminados no domingo. Esta segunda-feira, Taiwan sublinhou que não registou qualquer entrada das aeronaves e navios chineses nas suas águas territoriais.

Estes exercícios surgem como resposta à visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, ao sudeste asiático, em particular a Taiwan, que China identifica como território próprio. As forças chinesas informaram que têm levado a cabo ataques antissubmarino e ataques marítimos.

Taiwan acusa a China de estar a realizar estes exercícios como forma de preparar uma invasão àquela ilha.

Recomendadas

Respostas Rápidas: como deve investir a pensar na reforma?

Com uma estrutura demográfica cada vez mais envelhecida, as dúvidas em torno da sustentabilidade da Segurança Social no médio-prazo reforçam o papel da poupança privada no rendimento dos portugueses em reforma, pelo que importa compreender os vários instrumentos financeiros ao seu dispor.

Respostas rápidas: é assim que pode ir para a reforma antes dos 66 anos e sete meses

Não tem 66 anos e sete meses, mas quer ir para a reforma? Há vários regimes que permitem a antecipação da pensão de velhice. O Jornal Económico explica, com base num guia do ComparaJá.

Preço médio das casas do Canadá vai custar perto de 500 mil euros até ao fim de 2023

Aumento das taxas de juro acima do previsto pelo Banco do Canadá estão a fazer com que os custos com a habitação consumam 60% das finanças das famílias, o valor mais elevado desde 1990.
Comentários