[weglot_switcher]

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

FBI realiza buscas na propriedade de Donald Trump em Mar-a-Lago, nos EUA; Rússia aponta as sanções dos EUA como motivo para não receber inspeções ao seu arsenal nuclear; governo espanhol vai levar ao tribunal constitucional as regiões autónomas que incumpram acordo de redução de consumo energético
9 Agosto 2022, 12h44

“AP News” – Propriedade de Donald Trump em Mar-a-Lago, nos EUA, alvo de buscas do FBI

O FBI realizou buscas na propriedade que Donald Trump tem em Mar-a-Lago, no Estado da Flórida, na costa leste dos EUA. A operação faz parte de uma investigação que visa averiguar se o antigo presidente norte-americano levou da Casa Branca documentos confidenciais, segundo referiram fontes próximas da matéria.

De acordo com as revelações feitas por Trump, os agentes chegaram sem avisar e abriram inclusive um cofre na busca por pistas. O anterior chefe de Estado garante que se trata de uma violação da lei.

As buscas sucederam-se nos últimos meses, depois de terem sido encontrados documentos secretos em caixas, na mesma localização.

 

“The Guardian” – Rússia aponta as sanções dos EUA como motivo para não receber inspeções ao seu arsenal nuclear

A Rússia mencionou as sanções impostas pelos EUA devido aos acontecimentos da guerra na Ucrânia como motivo para não aceitar receber inspeções ao seu arsenal nuclear. A informação foi deixada pelo ministério dos Negócios Estrangeiros russo, que sublinha que as medidas sancionatórias dos norte-americanos impedem os inspetores russos de entrarem em território dos norte-americano.

Os dois países chegaram a um acordo, em 2010, para controlarem as evoluções do arsenal nuclear um do outro. O acordo foi suspenso, como medida de prevenção, durante a pandemia e, esta segunda-feira, a Rússia acrescentou mais um motivo. Em comunicado, reitera que “não existem obstáculos similares à entrada de inspetores americanos na Rússia.”

 

“El País” – Governo espanhol vai levar ao tribunal constitucional as regiões autónomas que incumpram acordo de redução de consumo energético

O governo espanhol incentiva as regiões autónomas a cumprirem o acordo de redução de consumo energético, que entra em vigor esta quarta-feira, e o eventual incumprimento conduzirá a um conflito no tribunal constitucional espanhol. A garantia foi deixada pela terceira vice-presidente e ministra da Transição Ecológica de Espanha, Teresa Ribera, em declarações à rádio “Cadena SER”.

As medidas devem ser aplicadas “desde amanhã” e vai ser dado um período para se verificar se as mudanças estarão realmente a acontecer. Ribera não avançou quanto tempo será o “período de transição”, mas avisou que um “problema sério de incumprimento” pode ser levado para o tribunal constitucional espanhol.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.