Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Guterres encontra-se em Lviv com Zelensky e Erdoğan; Pelo menos 21 mortos em explosão na mesquita de Cabul; Agência Internacional de Energia vai liderar delegação na central nuclear de Zaporizhzhia

Secretary-General António Guterres (centre) visits residential neighborhoods of Irpin, in Ukraine’s Kyiv Oblast, Ukraine, 28 April 2022. “This horrific scenario demonstrates something that is unfortunately, always true: civilians always pay the highest price. Innocent civilians were living in these buildings. They were paying the highest price for a war for which they had not contributed at all. And this is something everybody should remember, everywhere in the world. Wherever there is a war, the highest price is paid by civilians,” said the Secretary-General in Irpin. ESKINDER DEBEBE/UN/LUSA

“Reuters” – Guterres encontra-se em Lviv com Zelensky e Erdoğan

O Secretário-Geral da ONU vai encontrar-se com o presidente ucraniano e com o presidente turco esta quinta-feira, na cidade ucraniana ocidental de Lviv.

Os líderes vão discutir formas de encontrar uma solução política para a guerra e enfrentar a ameaça ao abastecimento alimentar global e o risco de uma catástrofe na maior central nuclear da Europa, que foi ocupada pelas forças russas.

“A convite do Presidente Volodymyr Zelensky, o secretário-geral estará em Lviv na quinta-feira para participar numa reunião trilateral com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e o líder ucraniano”, anunciou o porta-voz de António Guterres, Stéphane Dujarric, na terça-feira.

 

“Reuters” – Pelo menos 21 mortos em explosão na mesquita de Cabul 

21 pessoas morreram na sequência de uma explosão numa mesquita de Cabul durante as orações da noite de quarta-feira, de acordo com números avançados pela polícia da capital afegã.

Segundo o porta-voz da polícia, Khalid Zadran, 33 pessoas ficaram feridas na explosão.

Testemunhas disseram à “Reuters” que a forte explosão foi ouvida num bairro do norte de Cabul, estilhaçando janelas em edifícios próximos.

 

“The Guardian”- Agência Internacional de Energia vai liderar delegação na central nuclear de Zaporizhzhia

A Agência Internacional de Energia Atómica aceitou o convite de Kiev para liderar uma delegação na central nuclear de Zaporizhzhia, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba.

“Sublinhei a urgência da missão em enfrentar as ameaças à segurança nuclear causadas pelas hostilidades da Rússia”, explicou o governante.

Apesar de ter sido ocupada pelas forças russas, a central nuclear mantém-se em funcionamento com funcionários ucranianos.

Recomendadas

Kyiv condena “detenção ilegal” do diretor geral da central de Zaporíjia

A Ucrânia condenou este sábado a “detenção ilegal” do diretor geral da central nuclear da Zaporijia, Ihor Mourachov, que foi preso na sexta-feira pela Rússia, que controla o local.

Ucrânia: Banco Mundial concede mais 540 milhões de euros a Kiev

O Banco Mundial anunciou que irá conceder um apoio adicional no valor de 530 milhões de dólares (540,6 milhões de euros) para permitir à Ucrânia “responder às necessidades urgentes causadas pela invasão russa”.

Ucrânia: Biden diz que aliados da NATO não serão “intimidados” por Putin

O Presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou hoje que os Estados Unidos e seus aliados não se deixarão “intimidar” pelo seu homólogo russo Vladimir Putin, e prometeu que a NATO defenderá “cada centímetro” do seu território.
Comentários