Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Liz Truss apresenta gabinete no primeiro dia e aliados obtêm altos cargos; Putin apela à revisão do acordo de cereais da Ucrânia; Cheias no Paquistão: Níveis da água do maior lago recuam 

“The Guardian”- Liz Truss apresenta gabinete no primeiro dia. Aliados vão ocupar altos cargos

Depois de assumir o cargo, Truss formou o seu gabinete, o primeiro sem homens brancos, nomeando o aliado próximo Kwasi Kwarteng como ministro das Finanças.

Suella Braverman lidera a pasta da Administração Interna e James Cleverly foi promovido a secretário dos Negócios Estrangeiros.

Truss rejeitou apelos para nomear um gabinete ‘de união’, de modo a reunificar o partido conservador após a crise na liderança que enfrentou.

 

“Reuters”- Putin apela à revisão do acordo de cereais da Ucrânia, e acusa o Ocidente de engano

O Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, disse hoje que quer discutir a reabertura de um acordo entre a ONU e a Ucrânia que permita a Kiev exportar os seus cereais através do Mar Negro.

Putin acusa Kiev e o Ocidente de manterem um acordo que privilegia a entrega de cereais, fertilizantes e outros alimentos à União Europeia e à Turquia à custa dos países pobres.

A Ucrânia, cujos portos foram bloqueados pela Rússia no início da invasão em fevereiro, disse que os termos do acordo estão a ser estritamente cumpridos e que não existem motivos para renegociar o mesmo.

 

“BBC” – Cheias no Paquistão: Níveis da água do maior lago recuam 

Os níveis da água no maior lago do Paquistão, lago Manchar, na província de Sindh, estão a começar a recuar, disseram as autoridades do país.

No entanto, milhares de residentes na aldeia ainda se encontram retidos nos escombros das cheias, com as autoridades a correr contra o tempo para os resgatar.

As inundações no Paquistão já afetaram cerca de 33 milhões de pessoas e causaram pelo menos 1.343 mortes, de acordo com a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes do Paquistão.

Recomendadas

Parlamento Europeu vai pedir suspensão das negociações de adesão com a Sérvia

Como seria de esperar, o entendimento entre a Sérvia e a Rússia, concluído em Nova Iorque, vai acabar por bloquear a possibilidade de entrada do país balcânico no bloco europeu. O Parlamento Europeu vai dar o mote.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.

Furacão Ian. Autoridades dos EUA esperam consequências “catastróficas”

O Estado norte-americano da Florida prepara-se hoje para a chegada do furacão Ian, que devastou o oeste de Cuba e que está “a intensificar-se rapidamente”, podendo ter consequências “catastróficas”, segundo os serviços meteorológicos locais.
Comentários