Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Ucrânia garante que algumas forças russas estão a aceitar baixar as armas; cortejo fúnebre em memória de Isabel II conta com milhares de pessoas, em Edimburgo; advogados de Donald Trump acusados de mentirem às autoridades no âmbito do processo Mar-a-Lago.

“El Mundo” – Ucrânia garante que algumas forças russas estão a aceitar baixar as armas

Parte das tropas russas na Ucrânia está a negociar condições para o baixar das armas. É o que diz Nataliia Humeniuk, porta voz do comando Sul das Forças Armadas ucranianas, citada pelo diário espanhol “El Mundo”.

Humeniuk garante que as tropas ucranianas avançaram dezenas de quilómetros nos territórios ocupados pelos russos no sul do país.

As declarações surgem no mesmo dia em que as forças da Ucrânia referiram ter morto 300 soldados russo nos combates que se desenrolaram nos últimos dias.

 

“The Guardian” – Carlos III dirige-se ao parlamento pela primeira vez enquanto Rei

O novo Rei Carlos III dirigiu-se ao parlamento pela primeira vez como monarca e recebeu as condolências formais dos oradores da Câmara dos Comuns e da Câmara dos Lordes, no dia seguinte ao cortejo fúnebre em memória da sua antecessora, Isabel II.

Acompanhado pela mulher, Camilla, Carlos III destacou a ligação existente entre a realeza e o governo britânico, patente na constituição do Reino Unido. Agradeceu as palavras dedicadas à sua mãe e prestou, também ele, homenagem à antiga rainha.

 

“Newsweek” – Advogados de Donald Trump acusados por antigo membro da Casa Branca de mentir às autoridades

Marc Short, antigo adjunto do vice-presidente dos EUA, Mike Pence,  acusa a equipa de advogados do antigo presidente Donald Trump de alegadamente mentir às autoridades legais daquele país, no âmbito do caso das investigações em Mar-a-Lago.

Short abordou o tema este domingo, na Fox News, depois de o FBI ter feito uma investigação na residência dos EUA, em Mar-a-Lago. Foram apreendidos objetos, dada a desconfiança de que o antigo presidente pode ter levado documentos secretos quando deixou a Casa Branca.

Recomendadas

Agência de Energia e Irão retomam contacto em Viena

O diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, reuniu-se com o chefe do programa nuclear iraniano, Mohammad Eslami, para retomar os contactos e esclarecimentos.

São Tomé: CPLP diz que comissão eleitoral é soberana na divulgação de resultados

O chefe da missão de observação eleitoral da CPLP, o embaixador Rafael Vidal, disse que a lei são-tomense não obriga à divulgação dos resultados provisórios antes da contagem nos distritos.

Parlamento eslovaco aprova adesão de Finlândia e Suécia à NATO

O parlamento eslovaco aprovou hoje a entrada da Suécia e da Finlândia na NATO, indicou o ministro dos Negócios Estrangeiros e Europeus, Ratislav Kacer, em mensagem no Twitter.
Comentários