Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Xi Jinping e Vladimir Putin encontram-se esta quinta-feira para discutir Ucrânia e Taiwan; Presidente da Comissão Europeia está em visita a Kiev e vai reunir-se com Zelensky; Shell nomeia novo CEO, em momento de transição energética

“Reuters” – Shell nomeia novo CEO em plena agenda de transição energética

A petrolífera Shell nomeou o líder do sectores do gás e energias renováveis da empresa, Wael Sawan, novo CEO do grupo, substituindo Ben van Beurden, que ocupava o cargo há quase uma década, anunciou a Shell no seu site oficial.

Aos 48 anos, Sawan, que tem nacionalidades libanesa e canadiana, assume o comando da multinacional, que pretende afastar-se dos combustíveis fósseis e alcançar zero emissões líquidas até 2050.

 

“Reuters” – Xi Jinping e Vladimir Putin reúnem-se esta quinta-feira, com Ucrânia e Taiwan na agenda

O presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente russo, Vladimir Putin, têm uma reunião marcada para esta quinta-feira, na qual vão abordar as situações na Ucrânia e em Taiwan.

De acordo com a informação enviada à comunicação social pela delegação russa, os chefes de Estado vão discutir “os principais tópicos regionais e internacionais”, com destaque para o conflito entre a Rússia e Ucrânia, assim como a tensão entre China e Taiwan, dois tópicos com “especial significado”, nas palavras de Yuri Ushakov, que trabalha nas relações internacionais da Rússia.

 

“The Guardian” – Presidente da Comissão Europeia está em visita a Kiev e vai reunir com Zelensky

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está em visita a Kiev e vai estar à conversa com o presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, e com o primeiro-ministro, Denys Shmyhal.

Num ‘tweet’ publicado na manhã desta quinta-feira, Von der Leyen lembrou que esta é a terceira ocasião em que visita o país desde o início da guerra com a Rússia e deu a conhecer o principal objetivo da viagem.

“Vou debater com Volodomyr Zelensky e com Denys Shmyhal como continuar a aproximar as nossas economias e populações, enquanto a Ucrânia progride para aceder [à União Europeia].”

Recomendadas

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.

Turismo do Centro teme retração de mercados internacionais em 2023

“O que temos mais certo é o imprevisível”, afirmou Pedro Machado, que falava aos jornalistas em Coimbra, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se celebra na terça-feira.

Euro cai para novo mínimo de 20 anos depois de viragem à direita em Itália

“A União Europeia (UE) e a zona euro estão numa situação difícil: não só a Europa está a sofrer uma verdadeira crise energética, mas agora a direita em Itália está também a registar uma vitória histórica”, disse o economista-chefe do VP do Banco Thomas Gitzel, citado pela Efe, que acrescenta que o veredicto dos mercados financeiros sobre o assunto é claro.
Comentários