“Reuters” – Chefe da Lexus nomeado CEO da Toyota. Akio Toyoda passa a chairman
O presidente e CEO da Toyota, Akio Toyoda, vai passar o testemunho ao chefe da Lexus, ao mesmo tempo que passa a ocupar a posição de chairman dentro da empresa que governou durante anos. Assim, Koji Sato, presidente da Lexus, passa a CEO do grupo aos 53 anos.
Esta é uma mudança significativa dentro da empresa japonesa, uma vez que a fabricante automóvel está a apresentar algumas dificuldades a adaptar-se ao transporte sem emissões.
“El Economista” – Alimentos aumentam 3% na origem em duas semanas e ‘comem’ redução do IVA
Espanha retirou o IVA dos produtos de primeira necessidade, sendo esta uma medida que visa ajudar os consumidores a enfrentar a subida de preços. No entanto, os preços dos alimentos na origem aumentaram na primeira quinzena de janeiro face aos dados de 2022.
Entre os produtos mais caros encontra-se o pepino, que passou de 53,19 euros por quilo para 85,16 euros, num aumento superior a 60%, sendo que o tomate passou a custar 88,8 euros, representando um aumento de 45% em relação ao final de dezembro.
“BBC News” – Zelensky pede rapidez na entrega dos tanques
O presidente da Ucrânia agradeceu a ajuda dos países do Ocidente pelo envio dos tanques mas pediu rapidez para a chegada dos mesmos. Além dos tanques, Zelensky pediu para os líderes enviarem mísseis de longo alcance a caças.
A Alemanha e os Estados Unidos vão enviar um total de 45 tanques entre eles. A Rússia, por sua vez, considerou a ajuda do Ocidente à Ucrânia como uma provocação e assegurou que os tanques serão destruídos.