Revista de Imprensa Internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Presidente da Lexus vai passar a gerir grupo Toyota; Aumento de preços na origem leva consumidores espanhóis a pagar ainda mais, mesmo sem IVA; Presidente ucraniano pede entrega urgente de material de guerra.

“Reuters” – Chefe da Lexus nomeado CEO da Toyota. Akio Toyoda passa a chairman

O presidente e CEO da Toyota, Akio Toyoda, vai passar o testemunho ao chefe da Lexus, ao mesmo tempo que passa a ocupar a posição de chairman dentro da empresa que governou durante anos. Assim, Koji Sato, presidente da Lexus, passa a CEO do grupo aos 53 anos.

Esta é uma mudança significativa dentro da empresa japonesa, uma vez que a fabricante automóvel está a apresentar algumas dificuldades a adaptar-se ao transporte sem emissões.

“El Economista” – Alimentos aumentam 3% na origem em duas semanas e ‘comem’ redução do IVA

Espanha retirou o IVA dos produtos de primeira necessidade, sendo esta uma medida que visa ajudar os consumidores a enfrentar a subida de preços. No entanto, os preços dos alimentos na origem aumentaram na primeira quinzena de janeiro face aos dados de 2022.

Entre os produtos mais caros encontra-se o pepino, que passou de 53,19 euros por quilo para 85,16 euros, num aumento superior a 60%, sendo que o tomate passou a custar 88,8 euros, representando um aumento de 45% em relação ao final de dezembro.

“BBC News” – Zelensky pede rapidez na entrega dos tanques 

O presidente da Ucrânia agradeceu a ajuda dos países do Ocidente pelo envio dos tanques mas pediu rapidez para a chegada dos mesmos. Além dos tanques, Zelensky pediu para os líderes enviarem mísseis de longo alcance a caças.

A Alemanha e os Estados Unidos vão enviar um total de 45 tanques entre eles. A Rússia, por sua vez, considerou a ajuda do Ocidente à Ucrânia como uma provocação e assegurou que os tanques serão destruídos.

 

Recomendadas

Congresso brasileiro toma posse, com eleiçao de líderes que definem relação com governo

Vencerá a eleição no Senado o candidato com 41 ou mais votos de um total de 81 senadores.

Receitas dos casinos de Macau atingem valor mais elevado desde início da pandemia

As concessionárias em Macau têm acumulado desde 2020 prejuízos sem precedentes e o Governo tem sido obrigado a recorrer à reserva extraordinária para responder à crise, já que cerca de 80% das receitas governamentais provêm dos impostos sobre o jogo.

Brasil gerou dois milhões de empregos no ano passado, menos do que em 2021 (com áudio)

O Brasil, a maior economia da América Latina, gerou 2.037.982 empregos formais em 2022, 26,6% menos do que os criados em 2021, disse esta terça-feira o governo.
Comentários