[weglot_switcher]

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Ucrânia espera abrir três corredores humanitários esta terça-feira; Kuleba pede aos países que tornem crime o uso do símbolo “Z”; Bloomberg suspende operações na Rússia e na Bielorrússia
29 Março 2022, 10h00

“Reuters” – Ucrânia espera abrir três corredores humanitários esta terça-feira

A Ucrânia espera conseguir garantir esta terça-feira a abertura de três corredores humanitários para resgatar civis de cidades e vilas sitiadas.

A informação foi avançada pela vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk, numa altura em que Kiev multiplica os esforços para assegurar o estabelecimento temporário de vias seguras para a saída de cidadãos retidos naquelas regiões.

De acordo com a governante, o plano prevê o auxílio da saída da população em veículos privados.

 

“The Guardian” – Kuleba pede aos países que tornem crime o uso do símbolo “Z”

O ministro dos negócios estrangeiros da Ucrânia instou os líderes de todos os países a criminalizarem o uso do símbolo “Z”, assumindo uma posição clara contra a agressão da Rússia da Ucrânia.

O pedido foi apresentado numa publicação feita hoje na página de Twitter de Dmytro Kuleba.

“Apelo a todos os Estados que criminalizem a utilização do símbolo ‘Z’ como forma de apoiar publicamente a oposição à agressão da Rússia contra a Ucrânia. ‘Z’ significa crimes de guerra russos, cidades bombardeadas, milhares de ucranianos assassinados. O apoio público a esta barbárie deve ser proibido”, escreveu Kuleba.

 

“Interfax” – Bloomberg suspende operações na Rússia e na Bielorrússia

A agência noticiosa internacional Bloomberg News anunciou a decisão de suspender as operações na Rússia e na Bielorrússia em resposta à agressão russa na Ucrânia.

De acordo com informação da agência, os clientes da Bloomberg nos dois países não terão acesso a nenhum dos produtos da empresa, incluindo o terminal e as plataformas de comércio electrónico.

Contudo, a medida não irá afetar o acesso ao website Bloomberg.com, que continuará a estar disponível para consulta nos dois países.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.