Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Putin alerta Ocidente para retaliação por intervenção na Ucrânia; Pequim aposta na testagem massiva à Covid-19 para prevenir situação semelhante à de Xangai; Rússia poderá estar a preparar-se para “expropriar” colheitas agrícolas da região ocupada de Kherson

“Reuters” – Putin alerta Ocidente para retaliação por intervenção na Ucrânia

O Presidente russo alertou o Ocidente para um cenário de medidas de retaliação “relâmpago” em caso de interferência na Ucrânia, algumas horas antes de Joe Biden se pronunciar sobre o apoio dos EUA àquele país do leste europeu contra “a guerra brutal da Rússia”.

O Kremlin considera que a entrega de armas dos países do Ocidente a Kiev está a inflamar o conflito, tendo já reiterado o pedido aos EUA para que cessem o fornecimento de armas à Ucrânia.

Ontem, quarta-feira, perante os legisladores de São Petersburgo, Putin afirmou que o Ocidente pretende “cortar a Rússia em pedaços diferentes” e que está a empurrar a Ucrânia para o conflito com a Rússia.

 

“Reuters” – Pequim aposta na testagem massiva à Covid-19 para prevenir situação semelhante à de Xangai

Pequim decidiu encerrar alguns zonas públicos e aumentou os controlos em determinados espaços esta quinta-feira, no âmbito da sua recente estratégia de combate à covid-19, que passa pela testagem em massa dos seus habitantes.

Com esta medida, a capital chinesa tenta evitar um novo período de confinamente semelhante ao decretado em Xangai.

 

“The Guardian” – Rússia poderá estar a preparar-se para “expropriar” colheitas agrícolas da região ocupada de Kherson

Na página oficial da Assembleia Legislativa da região russa de Krasnoyarsk foi publicada uma nota que dá a conhecer os planos da Rússia para “expropriar os excedentes de culturas dos agricultores” na região ocupada de Kherson, de acordo com os meios de comunicação ucranianos.

“Esta abordagem será economicamente justificada, dada a retirada de muitos fornecedores de sementes e fertilizantes do mercado russo, bem como os custos significativos da electricidade para cultivar os seus próprios legumes e frutas”, escreve o “The Guardian”.

Recomendadas

Portugal dispõe de mais 51 milhões para financiar sector da agricultura em crise

Portugal vai disponibilizar mais 51 milhões de euros de fundos para os agricultores, no âmbito do aumento de custos de produção, depois de Bruxelas ter aprovado a mobilização de verbas do desenvolvimento rural, anunciou esta terça-feira a ministra da Agricultura.

Agendas Mobilizadoras não tinham “verbas específicas” para os Açores

O ex-ministro da Economia Siza Vieira insistiu esta terça-feira que não foram definidas “verbas específicas” para os Açores nas Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e mostrou-se surpreendido com a “celeuma” levantada pelo processo na região.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta terça-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta terça-feira.
Comentários