“Reuters” – Putin alerta Ocidente para retaliação por intervenção na Ucrânia
O Presidente russo alertou o Ocidente para um cenário de medidas de retaliação “relâmpago” em caso de interferência na Ucrânia, algumas horas antes de Joe Biden se pronunciar sobre o apoio dos EUA àquele país do leste europeu contra “a guerra brutal da Rússia”.
O Kremlin considera que a entrega de armas dos países do Ocidente a Kiev está a inflamar o conflito, tendo já reiterado o pedido aos EUA para que cessem o fornecimento de armas à Ucrânia.
Ontem, quarta-feira, perante os legisladores de São Petersburgo, Putin afirmou que o Ocidente pretende “cortar a Rússia em pedaços diferentes” e que está a empurrar a Ucrânia para o conflito com a Rússia.
“Reuters” – Pequim aposta na testagem massiva à Covid-19 para prevenir situação semelhante à de Xangai
Pequim decidiu encerrar alguns zonas públicos e aumentou os controlos em determinados espaços esta quinta-feira, no âmbito da sua recente estratégia de combate à covid-19, que passa pela testagem em massa dos seus habitantes.
Com esta medida, a capital chinesa tenta evitar um novo período de confinamente semelhante ao decretado em Xangai.
“The Guardian” – Rússia poderá estar a preparar-se para “expropriar” colheitas agrícolas da região ocupada de Kherson
Na página oficial da Assembleia Legislativa da região russa de Krasnoyarsk foi publicada uma nota que dá a conhecer os planos da Rússia para “expropriar os excedentes de culturas dos agricultores” na região ocupada de Kherson, de acordo com os meios de comunicação ucranianos.
“Esta abordagem será economicamente justificada, dada a retirada de muitos fornecedores de sementes e fertilizantes do mercado russo, bem como os custos significativos da electricidade para cultivar os seus próprios legumes e frutas”, escreve o “The Guardian”.