[weglot_switcher]

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Cerca de 100 civis resgatados de Azovstal; Ucrânia pode perder dezenas de milhões de toneladas de cereais; Hungria mantém-se contra qualquer embargo da UE às importações de petróleo e gás da Rússia
2 Maio 2022, 07h51

“Reuters” – Cerca de 100 civis resgatados de Azovstal

Pelos menos cem civis foram resgatados do complexo siderúrgico em Azovstal, Mariupol, devendo chegar a outra cidade ucraniana esta segunda-feira, anunciou presidente ucraniano após uma visita surpresa de Nancy Pelosi a Kiev.

“Pela primeira vez, tivemos dois dias de cessar-fogo neste território, e conseguimos resgatar mais de cem civis – mulheres, crianças”, revelou Zelensky num discurso em vídeo publicado durante a noite.

 

“Reuters” – Ucrânia pode perder dezenas de milhões de toneladas de cereais 

A Ucrânia poderá perder dezenas de milhões de toneladas de cereais devido ao bloqueio dos portos russos do Mar Negro, provocando uma crise alimentar que afetará a Europa, Ásia e África, alertou esta segunda-feira Volodymyr Zelensky.

“A Rússia não deixa entrar nem sair navios, está a controlar o Mar Negro”, comentou o presidente ucraniano durante o programa “60 Minutes”, da Austrália.

“A Rússia quer bloquear completamente a economia do nosso país”, alertou.

 

“The Guardian” – Hungria mantém-se contra qualquer embargo da UE às importações de petróleo e gás da Rússia

A Hungria continua contra qualquer embargo da UE às importações de petróleo e gás da Rússia, confirmou o porta-voz do governo, Zoltán Kovács.

“A posição húngara relativamente a qualquer embargo ao petróleo e ao gás não mudou: não os apoiamos”, sublinhou Kovács em declarações à “Reuters”.

Está previsto que a UE proponha uma proibição faseada das importações de petróleo russo como parte do novo pacote de sanções em discussão esta semana.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.