Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Quatro mortos em tiroteio em centro hospitalar em Tulsa, Oklahoma; Guerra vitimou 243 crianças até ao momento, diz Zelensky; Rússia olha para último pacote de armas dos EUA para a Ucrânia como “provocação direta”

“Reuters” – Quatro mortos em tiroteio em centro hospitalar em Tulsa, Oklahoma

Um homem armado com uma espingarda e uma pistola matou quatro pessoas dentro de um edifício médico em Tulsa, no estado norte-americano do Oklahoma, na quarta-feira, antes de se suicidar.

O ataque ocorreu uma semana depois de 19 crianças e duas professoras terem morrido num tiroteio numa escola no Texas.

 

“The Guardian” – Guerra vitimou 243 crianças até ao momento, diz Zelensky

O Presidente da Ucrânia avançou ontem, no dia Internacional da Criança, que 243 crianças perderam a vida até agora na guerra que assolou o país em 24 de fevereiro, além de 446 terem ficado feridas e 130 estarem desaparecidas.

De acordo com Volodymyr Zelesnky, 200.000 crianças foram levadas à força para a Rússia, incluindo crianças de orfanatos, crianças levadas com os seus pais, contando com as que foram separadas das suas famílias.

 

“The Guardian” – Rússia olha para último pacote de armas dos EUA para a Ucrânia como “provocação direta”

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, afirmou que o fornecimento de sistemas avançados de “rockets” à Ucrânia da parte dos EUA irá aumentar o risco de um “país terceiro” ser arrastado para o conflito.

“Acreditamos que os Estados Unidos estão a juntar combustível ao incêndio de forma propositada e diligente”, disse ainda o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Recomendadas

Vítor Constâncio vê Portugal com menor probabilidade de uma recessão do que resto da UE

A reduzida exposição à energia russa significa que Portugal está numa posição vantajosa para fazer face aos próximos semestres, considerou o antigo governador do BdP, ainda que seja expectável uma “recessão leve” na Europa e nos EUA.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 4 de julho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Produção industrial aumentou 12% em 2021, retomando os níveis de 2019 (com áudio)

Entre os produtos mais vendidos o ano passado, destacaram-se os Gasóleos e Marine Diesel, que registaram um crescimento de 4,2% e representaram 3,7% do total das vendas de produtos produzidos.
Comentários