Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

EUA e Coreia do Sul lançam oito mísseis em resposta a testes da Coreia do Norte; Ministro dos Negócios Estrangeiros russo cancela visita à Sérvia depois de países vizinhos encerrarem espaço aéreo; Reino Unido vai enviar armas de longo alcance para a Ucrânia 

“Reuters” – EUA e Coreia do Sul lançam oito mísseis em resposta a testes da Coreia do Norte

A Coreia do Sul e os EUA anunciaram que dispararam, esta segunda-feira, oito mísseis balísticos ao largo da costa oriental da Coreia do Sul, em resposta ao lançamento de mísseis de curto alcance lançados pela Coreia do Norte no domingo.

A ação é uma demonstração da “capacidade e prontidão para efetuar ataques de precisão” contra a fonte dos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, justificou a agência noticiosa Yonhap, da Coreia do Sul, citando os militares sul-coreanos.

 

“The Guardian” – Ministro dos Negócios Estrangeiros russo obrigado a cancelar visita à Sérvia após encerramento do espaço aéreo

Moscovo responsabilizou o Ocidente pelo cancelamento da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros russo à Sérvia, depois de os países vizinhos terem encerrado o seu espaço aéreo.

Sergey Lavrov tinha uma reunião agendada para esta segunda-feira com o presidente Aleksandar Vučić, em Belgrado, mas a Bulgária, Macedónia do Norte e Montenegro fecharam o seu espaço aéreo ao avião que teria transportado o diplomata russo.

 

“The Guardian” – Reino Unido vai enviar armas de longo alcance para a Ucrânia 

O Reino Unido vai fornecer sistemas de artilharia de longo alcance à Ucrânia, não cedendo à ameaça feita por Putin ontem, domingo, de que as forças de Moscovo poderiam bombardear novos alvos se armas semelhantes dos EUA fossem entregues a Kiev.

Em causa estão sistemas de mísseis de lançamento múltiplo M270, que podem atingir alvos a até 50 milhas de distância.

Recomendadas

Vítor Constâncio vê Portugal com menor probabilidade de uma recessão do que resto da UE

A reduzida exposição à energia russa significa que Portugal está numa posição vantajosa para fazer face aos próximos semestres, considerou o antigo governador do BdP, ainda que seja expectável uma “recessão leve” na Europa e nos EUA.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira, 4 de julho

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcaram o dia informativo desta segunda-feira.

Produção industrial aumentou 12% em 2021, retomando os níveis de 2019 (com áudio)

Entre os produtos mais vendidos o ano passado, destacaram-se os Gasóleos e Marine Diesel, que registaram um crescimento de 4,2% e representaram 3,7% do total das vendas de produtos produzidos.
Comentários