[weglot_switcher]

Revive: Governo já está analisar concessões para 2020 e privilegia projetos turísticos

Com o Quartel da Graça, passam a ser 10 os imóveis adjudicados ao abrigo do Programa Revive, o que representa um investimento de 100 milhões de euros.
17 Dezembro 2019, 19h16

“O Revive é uma das boas ideias que o país soube lançar e executar nos últimos anos”, sublinhou o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, esta quarta-feira, na assinatura do contrato de concessão do décimo imóvel concessionado no âmbito do Programa Revive. Trata-se do Quartel da Graça, em Lisboa, o qual adjudicado a um agrupamento de empresas do grupo Sana, que apresentou uma proposta de renda de 1,79 milhões de euros anuais (o valor base do concurso estava fixado em 332.604 euros).

O investimento estimado para a recuperação do imóvel é de cerca de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel de 5 estrelas que contará com 170 quartos e mais de 200 lugares de estacionamento. A abertura do novo hotel está prevista para o final de 2022.

Sobre este projeto, o ministro realçou ainda o papel, à semelhança do que acontece com muitos outros espaços requalificados através do Revive, de transformação da zona onde se insere, “constituindo por isso uma mais-valia para as comunidades esta capacidade que o programa tem de devolver os equipamentos, edifícios históricos, ao usufruto e que assim passa para as gerações vindouras”.

Até ao momento foram lançados concursos relativos a 20 imóveis no âmbito do Revive que têm como denominador comum o facto de serem de vocação turística. No total,  já foram identificados 49 equipamentos relevantes, localizados um pouco por todo o país. Em declarações ao JE, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, detalha que para 2020, já estão a ser analisados alguns projetos e “muito em breve, vão ser lançados mais três concursos, de concessão, sendo que neste momento estamos a ultimar outros dois que estão abertos, sendo que um deles até termina hoje”. Quanto às suas localizações, esclarece que se estendem um pouco por todo o país, nomeadamente, a Coimbra, Aveiro e Alentejo.

Ainda sobre o Quartel da Graça, classificado como Monumento Nacional desde 1910, recorde-se que está localizado numa das sete colinas de Lisboa, com vista privilegiada para a cidade. Foi fundado, enquanto Convento da Graça, no século XIII pela Ordem dos Agostinhos Eremitas, tendo sido reedificado no século XVI e restaurado após o terramoto de 1755. Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, foi ocupado pelo Exército, passando nesse momento a designar-se de Quartel da Graça. Nos últimos anos, o Quartel acolheu serviços da GNR e do Exército.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.