Uma mudança sísmica sobre o futuro do setor energético global está a pôr em causa os vários modelos de negócio existentes, trazendo incerteza sobre como a energia é produzida, distribuída, armazenada, consumida, etc. O mix energético do futuro (combustíveis fósseis vs energias renováveis), o papel do consumidor/produtor, a descarbonização, os veículos elétricos, as baterias de armazenagem, os fundamentais económicos de cada fonte energética estão em constante mudança.

No meio de toda a mudança, incerteza e disrupção de gigantes, uma coisa é certa: o Presente é Digital e o Futuro ainda mais o será.

O atual ciclo de transformação tecnológica relacionado com o Digital – IoT (Internet of Things), Cloud, Dispositivos móveis e sensores, Robotics, Data analytics, Blockchain, Inteligência artificial, Social media – promove a integração, a conectividade, o conhecimento, o tempo real e a otimização. Destrói silos e força todo o setor a refletir sobre a sua cadeia de valor, concluindo que o Digital está aqui e agora, em vez de considerar esta hipótese como algo remoto.

Foi precisamente isso que nos propusemos a fazer quando desenvolvemos a solução EY Softsensors ™ – solução de advanced analytics para refinarias. Esta solução utiliza redes neuronais multi-nível em combinação com uma metodologia própria para que, em conjunto com os sistemas inferenciais de controlo avançado que já estão em funcionamento no aparelho refinador, aumente a exatidão de vários parâmetros de refinação. Estes vão desde a qualidade do produto final, à eficiência de produção e custos com testes laboratoriais, entre outros.

Numa refinaria europeia em particular, a solução implementada fazia 2.500 leituras IoT a cada minuto, gerando aproximadamente 3 mil milhões de registos de dados. Os resultados obtidos tiveram aproximadamente 90% de fiabilidade o que representou um ganho de 15% na eficiência das previsões face ao modelo anterior, tendo um efeito económico positivo significativo.

Ultrapassar as intrínsecas resistências à mudança e encontrar formas de acrescentar valor real via disrupção Digital continua a ser um desafio do setor. O caminho para o novo paradigma da energia é longo e incerto, mas não fazer nada será alternativa?