[weglot_switcher]

“Revolucionador dos transportes”. Elon Musk é oficialmente o mais rico do mundo

O número de multimilionários na lista da Forbes caiu para 2.668 devido à perda de rendimentos provocada pela pandemia. Elon Musk subiu ao pódio, posição há muito por si cobiçada, houve mudanças significativas e Portugal perdeu um multimilionário.
  • REUTERS
6 Abril 2022, 10h54

Foi descreditado por várias vezes, mas isso não o fez desistir. Em vez disso, deu alguns passos pequenos e outros grandes, arriscou e hoje é o número um da lista mais importante da Forbes: multimilionários.

Ao fim de vários anos a tentar subir ao pódio, Elon Musk é oficialmente o multimilionário mais rico do mundo, e a sua fortuna parece não parar de crescer, e pode mesmo não ter fim, tal como a ambição de Musk.

O início da fortuna de Musk data de 2011, mas foi a partir de 2013 que esta começou a ver as engrenagens a girar mais depressa, apesar de se terem sentido pequenas desacelerações em 2017 e 2020.

O maior salto foi dado entre 2020 e 2021, quando passou de 100 mil milhões para 200 mil milhões de dólares (91,6 mil milhões para 183,14 mil milhões de euros). Anteriormente, o maior salto tinha sido dado entre 2017 e 2020, quando a carteira foi de 50 mil milhões para pouco menos de 100 mil milhões de dólares (45,8 mil milhões para 91,6 mil milhões de euros).

O multimilionário terminou o ano de 2021 com uma fortuna avaliada em 219 mil milhões de dólares (200,55 mil milhões de euros). Atualmente, Elon Musk está a ser considerado por muitos como o “revolucionador dos transportes”, tanto na Terra como no Espaço. A Tesla, empresa de veículos elétricos, revolucionou a forma como as pessoas andam nas estradas mundiais e a SpaceX alterou a exploração espacial com a produção de foguetões.

No início desta semana, o fundador da Tesla e da SpaceX tomou o mercado de ações de assalto ao revelar que tinha comprado 9,2% do Twitter, mais de 73 milhões de ações e se tornou o sócio maioritário da empresa de tecnologia.

De segunda para terça-feira, Elon Musk só precisou de se sentar e ver o Toque de Midas (que um dia pertenceu a Jeff Bezos) surtir o seu efeito. Num único dia, o Twitter disparou 36% em Wall Street e o fundador da Tesla encaixou mil milhões de dólares (960 milhões de euros) apenas por assistir à valorização da tecnológica. Depois da super-avaliação, Musk subiu ao conselho de administração.

À data de hoje, e contabilizando todos os negócios onde se inseriu nas últimas semanas, a carteira de Musk ficou ainda mais recheada, somando 276 mil milhões de dólares (252,9 mil milhões de euros), segundo a lista da Bloomberg.

Quem insere a restante lista?

A lista da Forbes é composta por um total de 2.668 multimilionários, um número significativo mas que decresceu face ao ano de 2020, quando muitos viram a sua fortuna subir por conta da valorização tecnológica.

O ex-CEO e fundador da Amazon desceu para o segundo lugar da lista, contando agora com uma fortuna de 171 mil milhões de dólares. Apesar de ter deixado o lugar de comandante da máquina de comércio online, Bezos manteve a sua aposta na Blue Origin, a sua empresa de exploração espacial e que levantou o primeiro voo no ano passado.

Atrás de Bezos está Bernard Arnault e a família, donos de uma fortuna de 158 mil milhões de dólares devido às marcas de luxo Louis Vuitton Moët Hennessy (LVMH). Ainda que as compras nos anos pandémicos tenham sido afetadas, os consumidores continuaram a investir em produtos de luxo, dada a sua rara desvalorização.

Atrás ficou Bill Gates, que se divorciou de Melinda French Gates, com 129 mil milhões de dólares. Apesar de ter abandonado o conselho da Microsoft, empresa que fundou com Steve Ballmer, Gates situou-se na quarta posição da lista.

O Oráculo de Omaha, Warren Buffett, ficou em quinto lugar, amealhando uma fortuna de 118 mil milhões de dólares, e que nos últimos meses teve em franco crescimento devido a investimentos seguros. Também a Berkshire Hathaway tem feito alguns investimentos, aumentando a fortuna de Buffett, que terá sido dos poucos multimilionários que não perdeu dinheiro em 2021.

Numa surpreendente reviravolta, Mark Zuckerberg caiu até ao 15º lugar na lista da Forbes. O fundador do Facebook, que se tinha fixado em quinto lugar na lista de 2021, perdeu dez lugares devido aos fracos investimentos realizados e à desinformação que tem acontecido dentro da própria plataforma. Zuckerberg conta com uma fortuna de 67,3 mil milhões de dólares.

Há alguém português na lista?

A família Amorim é a única portuguesa a vigorar na lista internacional, com Portugal a perder a representatividade de José Neves, fundador da Farfetch.

Maria Fernanda Amorim, viúva do empresário Américo Amorim, é a pessoa que surge na lista, uma vez que a fortuna do empresária foi herdada por si e pelas três filhas. A família soma uma fortuna de 4,7 mil milhões de dólares (4,3 mil milhões de euros) e surge na posição 601 do ranking liderado por Elon Musk

Esta nova posição representa um recuperação de sete lugares face a 2021, quando os Amorim estavam em 608º lugar. No entanto, a nova posição representa ainda uma melhoria face à quebra verificada desde 2018.

De relembrar que a família Amorim é fundadora e dona da Corticeira Amorim, empresa cotada na bolsa portuguesa, mas tem outros negócios, detendo uma participação na Galp, empresa da qual Paula Amorim é presidente do conselho de administração.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.