Ricardo Baptista Leite infetado com Covid-19

Deputado do PSD terá contraído a doença quando estava a fazer trabalho voluntário no Hospital de Cascais, onde voltou a exercer medicina desde o início da pandemia.

Ricardo Baptista Leite no Infarmed
FOTO: Presidência da República

O deputado social-democrata Ricardo Baptista Leite está infetado com Covid-19, que terá contraído no sábado passado, quando fazia trabalho voluntário enquanto médico no Hospital de Cascais, como tem feito desde o início da pandemia.

Ao que o Jornal Económico apurou, Baptista Leite, que tem 40 anos, recebeu o resultado de um teste positivo na quarta-feira, apresenta apenas sintomas ligeiros e encontra-se em isolamento.

Médico infeciologista de formação, e eleito deputado pelo círculo de Lisboa, Ricardo Baptista Leite tem sido o porta-voz do PSD para a área da saúde, dedicando-se nos últimos meses particularmente à Covid-19. Além da intervenção pública sobre o tema, tem participado nas reuniões do Infarmed e na elaboração de medidas de combate à pandemia apresentadas pelos sociais-democratas.

Relacionadas
Ricardo Baptista Leite no Infarmed

PSD aponta o dedo a Ana Mendes Godinho pelas mortes nos lares devido à Covid-19

Ricardo Baptista Leite disse que não se compreende que a ministra do Trabalho e Solidariedade ainda não tenha feito o mapeamento dos lares de terceira idade existente em Portugal, procedendo à evacuação daqueles que não tenham condições de segurança. E criticou o Ministério da Saúde por não dar resposta às propostas do PSD para a resposta à pandemia.
Ricardo Baptista Leite

Ricardo Baptista Leite: “Tivemos um óbito num turno de 12 horas, além de outros casos muito complexos”

Deputado social-democrata alerta para falhas na resposta à pandemia de Covid-19, que chegou a enfrentar nas urgências do Hospital de Cascais. Testagem em massa, bem como o isolamento dos infetados e casos suspeitos, serão essenciais para garantir que a segunda vaga não se tornará ainda mais difícil de controlar.

PremiumRicardo Baptista Leite: “Não mantemos a economia a funcionar por decreto”

Deputado social-democrata ficou surpreendido com a exoneração de Jamila Madeira, mas diz estar mais focado no combate à pandemia. E defende mecanismos financeiros para incentivar isolamento voluntário de infetados e suspeitos de terem Covid-19.
Recomendadas

Covid-19: China anula várias medidas de prevenção e sinaliza fim da estratégia ‘zero casos’ (com áudio)

O Conselho de Estado (Executivo) anunciou que quem testar positivo para o vírus pode, a partir de agora, cumprir isolamento em casa, em vez de ser enviado para instalações designadas, muitas vezes em condições degradantes.

Covid-19: Pandemia provocou mais 300 mil mortes na UE do que as oficiais, diz OCDE

“No final de outubro de 2022, mais de 1,1 milhões de mortes de covid-19 foram reportadas em todos os 27 países da UE, mas os dados sobre o excesso de mortalidade sugerem que se trata de uma subestimativa e que mais 300 mil pessoas morreram devido ao efeito direto ou indireto da pandemia”, refere o relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Comissão Europeia (CE).

Covid-19: Problemas de saúde mental aumentaram na Europa, sobretudo nos jovens

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) explica no relatório comparativo da situação de saúde na Europa que, enquanto em 2019 a percentagem de jovens entre 15 e 24 anos com sintomas de depressão era de 6%, contra 7% nos adultos, com o coronavírus os números aumentaram em todos os países para os quais existem dados.
Comentários