[weglot_switcher]

Ricardo Baptista Leite: “Não mantemos a economia a funcionar por decreto”

Deputado social-democrata ficou surpreendido com a exoneração de Jamila Madeira, mas diz estar mais focado no combate à pandemia. E defende mecanismos financeiros para incentivar isolamento voluntário de infetados e suspeitos de terem Covid-19.
27 Setembro 2020, 12h00

Médico de formação, tendo sido voluntário no início da pandemia no Hospital de Cascais, onde assistiu à evolução galopante da doença que matou uma paciente logo no seu primeiro turno, Ricardo Baptista Leite é uma das vozes mais ativas no combate à Covid-19 em Portugal. Ainda que o deputado do PSDadmita que não é a hora para a avaliação política da resposta do Governo, nem por isso deixa de apontar falhas ao Plano outono-inverno do Ministério da Saúde.

O PSD defende desde o início da pandemia que estamos a combater um inimigo comum e não é altura para questionar a atuação do Governo. Não foi isso o que o próprio Executivo fez ao afastar a secretária de Estado Jamila Madeira?
Não escondo que foi uma decisão um pouco surpreendente, menos de um ano após assumir funções, no contexto da pandemia, e depois de o primeiro-ministro ter dito que não se mudam generais a meio da guerra. E sem que nenhuma explicação tenha sido dada ao país.

Marta Temido disse apenas que se tratava de um cargo muito exigente. Jamila Madeira foi o bode expiatório do que correu mal na resposta à Covid-19?

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.