[weglot_switcher]

Risco de ameaça terrorista em Portugal mantém-se em grau “moderado”

O Sistema de Segurança Interna português está a acompanhar os últimos acontecimentos na Europa e reitera que não há motivos para alarme em Portugal.
20 Dezembro 2016, 16h30

Depois dos ataques na Alemanha e na Turquia esta segunda-feira, o grau de ameaça terrorista em Portugal vai mantém-se “moderado”. As autoridades de segurança nacional salientam que não há razões para alarme em Portugal.

A secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, diz em comunicado que está “a trabalhar em completa articulação e a acompanhar os últimos acontecimentos registados na Europa, mantendo contacto com as suas congéneres e recolhendo todos os dados necessários à sua avaliação”.

A Unidade de Coordenação Antiterrorismo garante que “não há nenhum dado objetivo que determine o agravamento do grau de ameaça”, pelo que este deve manter-se inalterado.

Esta segunda-feira, o embaixador russo Andrey Karlov foi assassinado em Ancara, enquanto discursava na inauguração de uma exposição de fotografia. O atirador ter-se-á identificado como autoridade policial para se aproximar do embaixador russo e terá disparado vários tiros, enquanto gritava “Aleppo” e “Deus é grande”. O embaixador não resistiu aos ferimentos.

Em Berlim, a investida de um camião contra uma multidão num mercado de Natal, no centro da capital alemã levou à morte de 12 pessoas, tendo 48 pessoas ficado feridas. O co-piloto do veículo terá morrido durante o ataque, mas o condutor continua em fuga.

Também na Suíça, um homem armado feriu pelo menos três pessoas perto de um centro islâmico em Zurique.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.