Premium“Risco de elevada inflação em Portugal é ainda relativamente moderado”

Economista-chefe do Banco Montepio considera que o aumento da inflação é transitório e que risco em 2022 só se se fixar muito acima dos 2%, levando a alterações mais substanciais da política monetária do BCE.

Rui Bernardes Serra, economista-chefe do Banco Montepio, acredita que o risco de uma elevada inflação em Portugal em 2022 ainda é “relativamente moderado”, uma vez que se espera que não seja superior à meta do Banco Central Europeu. O cenário torna-se mais complexo se a taxa se fixar “bem acima” do esperado na zona euro, já que obrigaria a alterações do banco central, com consequências para as taxas Euribor.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumLeia aqui o Jornal Económico desta semana

Esta sexta-feira está nas bancas de todo o país a edição semanal do Jornal Económico. Leia tudo na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o JE e apoie o jornalismo independente.

Dois terços dos municípios aplicam derrama de IRC sendo 127 com taxa máxima

Dois terços dos municípios portugueses vão cobrar derrama de IRC às empresas instaladas nos seus concelhos, havendo 127 que aplicarão o valor máximo de 1,5%, segundo a tabela de taxas agora divulgada pelo fisco.

Governo aprova extinção do fundo de pensões da Caixa

A extinção do fundos de pensões da CGD já está aprovada. Os beneficiários não serão, contudo, prejudicados, já que as responsabilidades passam para a CGA.
Comentários