Premium“Risco de elevada inflação em Portugal é ainda relativamente moderado”

Economista-chefe do Banco Montepio considera que o aumento da inflação é transitório e que risco em 2022 só se se fixar muito acima dos 2%, levando a alterações mais substanciais da política monetária do BCE.

Rui Bernardes Serra, economista-chefe do Banco Montepio, acredita que o risco de uma elevada inflação em Portugal em 2022 ainda é “relativamente moderado”, uma vez que se espera que não seja superior à meta do Banco Central Europeu. O cenário torna-se mais complexo se a taxa se fixar “bem acima” do esperado na zona euro, já que obrigaria a alterações do banco central, com consequências para as taxas Euribor.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

JE Bom Dia. Altri e Greenvolt apresentam contas de 2022

A Altri e a Greenvolt divulgam esta quinta-feira as suas contas referentes a 2022. Já o Banco de Portugal vai dar a conhecer os números mais recentes sobre o endividamento das famílias e empresas.

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta quinta-feira

O Banco de Portugal irá revelar duas notas de informação estatísticas sobre o primeiro mês do ano, às 11h00: a do endividamento do sector não financeiro – que compreende as administrações públicas, as empresas e os particulares – e a do financiamento das administrações públicas. Há também resultados do grupo Altri e da Greenvolt.

ACT fez 36 inspeções em quintas do Douro e levantou 19 contraordenações em 2022

A Autoridade para as Condições do Trabalho realizou 36 visitas inspetivas nas quintas do Douro, em 2022, e instaurou 19 processos de contraordenação, tendo sido identificados 410 trabalhadores, informou o Ministério do Trabalho em resposta ao PCP.
Comentários