[weglot_switcher]

Roblox. A plataforma de jogos para crianças com 100 milhões de jogadores ativos

A plataforma permite que os seus usuários ganhem dinheiro através das suas criações, havendo mesmo jovens que já faturaram mais de três milhões de euros.
6 Novembro 2019, 17h01

A plataforma Roblox pode ser descrita como o maior espaço de criatividade desenhado para as crianças, onde praticamente tudo é possivel.

O seu teor gratuito faz com que a sua popularidade a nível global seja enorme. Tal como qualquer outro jogo gratuito, o Roblox fatura através de micro-transações, na sua maioria para elementos de estética.

Adicionalmente, a plataforma permite que os seus usuários ganhem dinheiro através das suas criações, havendo mesmo jovens que já faturaram mais de três milhões de euros.

Craig Donato, presidente executivo da Roblox, explica que todos os jogos presentes na plataforma são criados pelos utilizadores, sem qualquer custo, com toda a liberdade dentro dos padrões de segurança. “No ultimo ano tivemos dois milhões de utilizadores na nossa plataforma a criarem jogos, que totalizaram mais de 20 milhões de criações”, afirma.

A capacidade de adaptação a novos públicos jovens é a imagem de marca da plataforma, segundo Craig é “fundamental que a plataforma se mantenha segura, e para isso acontecer nós temos uma equipa especializada que revê todos os conteúdos que são criados antes de os disponibilizar”.

A preocupação com a segurança dos conteúdos é a grande prioridade da Roblox. A plataforma criada para as crianças vai de encontro ao panorama digital atual, possibilitando que os jogos criados sirvam de aprendizagem, onde o conteúdo é maioritariamente didático, e onde a segurança é o elemento chave que permite aos pais saber e, até monitorizar, o que os seus filhos estão a jogar.

O Roblox iniciou este ano um programa educacional, colaborando com instituições escolares, com o objetivo de oferecer ferramentas capazes de estimular os estudos e captar a atenção das crianças.

Em 2017  a Roblox lançou uma gama de brinquedos, com o objetivo de expandir o alcance da plataforma, mas também para “celebrar o sucesso da plataforma e os seus milhões de utilizadores” segundo Craig Donato.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.