[weglot_switcher]

Rodríguez-Martin: “há grandes oportunidades de investimento em Portugal”

Localização, neutralidade geoestratégica e estabilidade política são os trunfos do país, segundo defendeu o presidente do conselho de administração da Fapajal, na conferência “O Triunfo dos Otimistas”, organizada pelo Jornal Económico e pela Casa de Investimentos.
  • Cristina Bernardo
15 Novembro 2017, 11h04

Portugal é um local ideal para investir, especialmente no setor industrial, segundo Xavier Rodríguez-Martin, que se assume como um otimista num contexto global de incerteza. Durante a Conferência “O Triunfo dos Otimistas”, organizada pelo Jornal Económico e pela Casa de Investimentos, esta quarta-feira, em Lisboa, defendeu as razões para confiar no potencial português.

“Em primeiro lugar, a localização de Portugal é única para exportação de produtos industriais”, disse o presidente do conselho de administração da Fapajal. A neutralidade geoestratégica de Portugal, a estabilidade política em Portugal, comparativamente a outros países como Espanha, ou a disponibilidade das pessoas são as restantes razões.

“Em Portugal há grandes oportunidade de investimento em termos industriais”, sublinhou Rodríguez-Martin, no painel “A Transformação do Otimismo em Negócio”.

O presidente do conselho de administração da Fapajal explicou ainda que as atitudes e os sentimentos estão a ganhar um papel preponderante no setor empresarial e de investimento. “O mundo nunca esteve tão bem, a economia global tem-se multiplicado por 100 nos últimos 200 anos. Apesar disso, não há um sentimento generalizado que vivemos num mundo melhor”, disse.

Rodríguez-Martin diz ver um mundo mais volátil nos mercados, mais complexo e mais incerto por razões geopolítica. No entanto, “há motivos para ser otimismo, em termos empresariais, de investimento e económicos”, afirmou. Há três razões para o otimismo pessoal, segundo o próprio: confiar na capacidade de criação de inovações, acreditar na gestão de emoções toxicas e acreditar na condição humana.

Por isso, Rodríguez-Martin sublinhou a importância do otimismo e da felicidade para as empresas e para os investimentos. “As empresas cada vez mais criam valor com intangíveis”, afirmou. “Se pensarmos em empresas tecnológicas, dificilmente encontramos em números o valor das empresas”, acrescentou, referindo que “o grande desafio é estrategizar esta atitude positiva de criação de valor”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.